O prefeito em exercício Eduardo Pimentel inaugurou nesta quinta-feira (5/10) um sistema para tornar ainda mais acessíveis e econômicas as compras nos Armazéns e Sacolões da Família dentro dos terminais Boqueirão, Pinheirinho e Santa Cândida.
Agora, será permitido comprar nas lojas dos 3 terminais sem pagar passagem, pelo período máximo de 30 minutos, em um sistema denominado "integração temporal". Ou seja, ao entrar no terminal com o cartão-transporte da Urbs para fazer compras, o cliente não vai mais ter descontado o valor de uma passagem de ônibus, como ocorre atualmente.
A mudança é um pedido dos moradores do entorno desses terminais feito nas consultas do programa Fala Curitiba.
Eduardo Pimentel afirmou que a iniciativa é uma demonstração do compromisso da administração municipal com o bem-estar dos cidadãos.
“Esta é uma ação que ouve e atende diretamente aos pedidos dos moradores de Curitiba. Estamos trabalhando para tornar a cidade mais inclusiva e acessível e essa medida é um passo importante para que todos tenham acesso a alimentos de qualidade de maneira fácil e econômica”, disse Pimentel.
Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs, que gerencia o transporte coletivo, salientou que a medida mostra a união dos setores da prefeitura. “Com a integração externa e interna nos terminais de ônibus, estamos tornando mais fácil e econômico o acesso para que as pessoas comprem alimentos de qualidade”, salientou Ogeny.
O superintendente de Segurança Alimentar e Nutricional, Edson Rivelino, ressaltou que o objetivo é garantir o acesso a alimentos saudáveis e nutritivos para a população. “Não se trata apenas de uma questão de comodidade, mas também de segurança alimentar. Estamos comprometidos em continuar aprimorando nossos serviços para atender às necessidades da comunidade”, afirmou Rivelino.
População aprova
O proprietário do Sacolão Pinheirinho, Adão Antunes de Campos Filho, comemorou a iniciativa. “Isso era um pedido antigo nosso e só temos que agradecer à Prefeitura. Vai melhorar muito pra população ter acesso aqui”, disse ele.
A aposentada Lucinda Schneider, 65 anos, estava fazendo suas compras quando soube da novidade. “Vai ajudar muito para nós que moramos aqui perto. Antes tínhamos que pagar uma passagem, além das compras”, comentou ela.
Participaram do evento os vereadores Mauro Bobato e Bruno Pessuti, e o administrador da Regional Pinheirinho, Reinaldo Boaron.
A integração nos terminais Pinheirinho, Santa Cândida e Boqueirão, com os Armazéns e Sacolões da Família, permite aos moradores do entorno entrarem nos terminais, fazerem suas compras e saírem sem o pagamento da tarifa, com as seguintes regras:
- Possuir cartão Transporte Usuário, com pelo menos o valor de uma tarifa de crédito (R$ 6).
- Para ter acesso ao benefício o usuário deverá validar seu cartão em um validador específico denominado de “check-in / check-out” que estará próximo a catraca de acesso, após a validação de “check-in” deverá adentrar ao terminal pela catraca existente, tendo o período para as compras de 30 minutos.
- Após a realização das compras deverá sair do terminal e fazer o “check-out” dentro do período estipulado acima, no validador específico de “check-in / check-out”, para não ocorrer a cobrança da tarifa.