Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Transporte coletivo

Estações-tubo Solar e Jardim Botânico na Linha Verde entram em fase final de obras

Vista aérea dos tubos Jardim Botanico que estão sendo instalados na Linha Verde - Curitiba, 24/10/2024. - Foto: Daniel Castellano / SMCS

Os serviços de instalação na Linha Verde das estação-tubo Solar, no Bairro Alto, e Jardim Botânico, no bairro de mesmo nome, estão na reta final para a expansão do transporte público e a integração da cidade. A previsão é que as duas paradas para embarque e desembarque de passageiros dos ônibus sejam entregues em novembro.

A Estação Solar fica entre a Rua Moreno Roseira Penteado de Almeida e a Avenida Francisco M. Albizu, no trecho que vai do Viaduto Alberico Flores Bueno ao Conjunto Solar, entre a loja Daju e o Atacadão. Já a Estação Jardim Botânico fica na altura do número 8.300 da Linha Verde, no viaduto sobre as avenidas Prefeito Maurício Fruet e Presidente Affonso Camargo.

As duas novas estações-tubo têm 30 metros de comprimento e capacidade para aproximadamente 753 passageiros cada uma.

As estruturas tubulares de vidro e metal possuem acessibilidade, amplo espaço e plataformas elevadas para facilitar o embarque e desembarque dos passageiros. Contam também com sinalização clara e painéis eletrônicos que mostram os horários dos ônibus, além de um sistema evaporativo para a renovação do ar interno.

Além disso, as estações são cercadas por áreas de calçadas bem-cuidadas, incentivando o uso do transporte público e a mobilidade urbana sustentável. O trabalho para a implantação da nova estação-tubo é coordenado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Obras de infraestrutura

Antes da instalação das estruturas metálicas que formam as novas paradas de ônibus do sistema de transporte coletivo, foram executadas obras de infraestrutura viária no local. Na Estação Solar, dentro do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, foram realizadas a pavimentação em concreto da canaleta exclusiva para os ônibus, pavimentação em asfalto das vias locais, execução de calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública.

Na Estação Jardim Botânico, foram feitas calçadas, implantação de canteiros com plantio de grama e obras de iluminação pública.

Demanda histórica

As novas estações-tubo trarão mais conforto e segurança para os usuários do sistema de transporte público, atendendo a uma demanda histórica da população. O casal Graciele Celestina da Silva dos Anjos e Edmilson Francisco, moradores do Bairro Alto, comemora a implantação da nova estação-tubo e as melhorias viárias realizadas no bairro.

“Depois que a Prefeitura retomou as obras, elas aconteceram em um bom ritmo e o bairro melhorou. Além do transporte melhor e mais perto de casa, que vai facilitar as idas ao Sítio Cercado, ao Centro e ao Cabral, todo o entorno melhorou, ficou mais seguro com calçadas e ciclovias”, contou Graciele.

Cinco novas estações

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destaca que a conclusão das obras de infraestrutura viária no trecho da Linha Verde Norte (lote 4.1) possibilitou a instalação de cinco conjuntos de estações-tubo em ambos os sentidos do eixo de transporte. Além da Solar e Jardim Botânico, as estações Atuba, Avenida das Torres e Universidade Federal do Paraná - Centro Politécnico estão em fase final de execução.

"Com o progresso da Linha Verde Norte, pudemos avançar em novos contratos para garantir, além das estações Solar e Atuba no Lote 4.1, a entrega de outras três paradas (Avenida das Torres, Jardim Botânico e Centro Politécnico) em lotes finalizados em outras gestões, mas que ainda aguardavam a implantação das estações-tubo", explica o secretário Rodrigo Araújo Rodrigues.

De acordo com Rodrigues, a conclusão das estações Atuba, Avenida das Torres e Centro Politécnico está programada para dezembro.


Em alta