OUÇA AQUI
Eduardo Pimentel, prefeito de Curitiba.
O prefeito Eduardo Pimentel e representantes das empresas Planeta Brasil Entretenimento e SevenX deram início, nesta quarta-feira (12/2), ao processo da ampla revitalização que vai transformar o antigo prédio do Cine Lido, inaugurado em 1959, no Centro, em uma moderna casa de shows e eventos culturais. Localizado na Rua Ermelino de Leão, entre a Cruz Machado e a Cândido Lopes, o local será um espaço multiuso, com tecnologias modernas e capacidade para receber de 2.800 pessoas em espetáculos e eventos.
As obras começam nesta semana e a inauguração está prevista para o primeiro trimestre de 2026. O local, no coração do Centro, estava fechado havia 15 anos.
A revitalização do local está alinhada à proposta do município para o redesenvolvimento do Centro, plano de governo e lançada por Eduardo Pimentel no último dia 6 de fevereiro.
“Quando digo que o Centro será revitalizado em parceria me refiro a exemplos como esse, da transformação de Cine Lido, que vai revolucionar a cena cultural da cidade. Duas grandes empresas da área de entretenimento se unem e se somam ao município nesse desafio de investir pesado para devolver o Centro para as famílias curitibanas, impulsionar e devolver um Centro pulsante para Curitiba”, disse o prefeito Eduardo Pimentel.
O prefeito vistoriou o local e conheceu detalhes do projeto ao lado do casal de empresários Malu e Patrik Cornelsen, da Planeta Brasil Entretenimento, e de Gian Zambon e Bruno Neves, da SevenX, que se uniram para abrir o empreendimento privado que terá o apoio da Prefeitura.
Maior tela de cinema
Quando foi inaugurado, há 65 anos, o Cine Lido chegou a ser o cinema com a maior tela para reprodução de filmes da região Sul do Brasil. “Foi aqui que eu assisti, nos anos 90, ao filme De Volta para o Futuro, um clássico da época. Que alegria ver que o espaço será inovador, voltará a ser um grande centro de cultura e música da cidade”, reforçou Eduardo.
Será uma requalificação completa da edificação. Com três andares e 2.000 m², o projeto arquitetônico é inspirado no estilo Art Déco e assinado pelo renomado arquiteto João Uchôa. Entre seus trabalhos, Uchôa foi o responsável pela cenografia dos festivais Rock in Rio e The Town, além da concepção de espaços como o Bar do Zeca Pagodinho e o Qualistage.
Espaço democrático
Depois de pronto, o Cine Lido poderá receber espetáculos de todos os gêneros, shows nacionais e internacionais de diferentes portes, além de eventos corporativos e sociais de variados tamanhos. A casa de espetáculos contará ainda com sete bares e inovações como venda antecipada de ingressos e itens de alimentação por biometria, além do uso de inteligência artificial para criar experiências personalizadas para o público. O local também contará com um sistema de cashback para eventos.
Malu Cornelsen explica a ideia é resgatar a essência cultural de um cinema que marcou gerações de curitibanos, combinando tradição com o que há de mais moderno em sustentabilidade, tecnologia, serviços e inovação.
“Será um presente para a cidade, um espaço cultural vivo, de fácil acesso e democrático, porque servirá a diferentes propostas de eventos nacionais e internacionais. Como investidores estamos felizes em nos juntar ao movimento da Prefeitura de reestruturar o Centro, de seguir por esse importante caminho”, disse Malu, que destacou a iniciativa de outros empresários da região que também estão motivados com o plano de redesenvolvimento lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel. “Temos proprietários de restaurantes, de hotel e outros comércios já com projetos em execução para acompanhar o movimento do novo Centro”, completou a empresária.
Segundo Malu, a reforma do imóvel, fechado há mais de uma década, será um desafio, pois exigirá a preservação da história da edificação aliada à modernização do espaço.
OUÇA AQUI
Malu Cornelsen, empresária
Moradores já aplaudem
A movimentação promovida no final desta manhã de quarta-feira para o início do projeto do Cine Lido chamou a atenção da aposentada Leda Beatriz Lima Cordeiro, de 65 anos, que passava pelo local durante a vistoria do prefeito ao imóvel. Ela ficou feliz saber dos planos dos empresários para o cinema, onde contou ter vivido bons momentos em família.
“Moro todo a vida no Centro e tenho boas recordações das matinês com a família no Cine Lido. Dei muita risada e me emocionei muito aqui e por isso aplaudo essa iniciativa”, disse Lídia.
Sobre a iniciativa da Prefeitura, de transformação da região central da cidade, a aposentada disse se tratar de um grande anseio dos que vivem e trabalham na região. “Que maravilha será ter o Centro novamente como um bairro tranquilo e próspero para se viver”, contou a moradora.