A programação desta quinta-feira (23/5) do XVII Congresso Internacional de Cidades Educadoras, realizado de 21 a 24/5 no Parque Barigui, vai trazer temas ligados à inteligência artificial, novas tecnologias, jogos digitais e altas habilidades. O evento, sediado de maneira inédita na capital do Paraná, também concentra a Expo Educação, a feira interativa de formação profissional da Secretaria Municipal de Educação.
A realização é da Associação Internacional das Cidades Educadoras e Prefeitura de Curitiba, com patrocínio da Aprende Brasil, Arlequim e Compass, e apoio do Museu Oscar Niemeyer (MON), Sanepar e Curitiba Convention e Visitors Bureau.
“Para nós é uma honra sediar um evento desta importância. São cidades do mundo inteiro que vieram conhecer nossas ações, este compartilhamento de experiências é muito rico”, disse a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
São 136 cidades de 12 países, com cerca de 400 inscritos, entre eles representantes da Finlândia, Espanha, Portugal, Coreia do Sul, Bélgica, Letônia, Porto Rico, México e Polônia. Entre os municípios brasileiros estão São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Passo Fundo (RS) e Londrina (PR).
Altas habilidades
Em Curitiba, o programa para atender estudantes com altas habilidades/superdotação foi ampliado na atual gestão. Esses estudantes recebem atendimento educacional especializado em Salas de Recursos de Altas habilidades/Superdotação no Centros Municipais de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).
Atualmente, os dez CMAEEs ofertam 20 salas de recursos, com 353 estudantes matriculados. São 1.548 atendimentos mensais.
Agenda desta quarta-feira
Além de workshops sobre experiências e boas práticas de cidades de todo o mundo, a programação deste segundo dia de evento contou com as conferencistas Daniela Mastrángelo e Lea Tiriba, que abordaram o eixo da sustentabilidade. A engenheira química Daniela Mastrángelo é diretora de Ação Climática da Província de Santa Fé (Argentina), responsável pela coordenação do Plano Provincial de Resposta às Mudanças Climáticas.
Tiriba é professora associada à Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pós-doutora em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/UFFRJ).
Já a modelo Mia Mamede, Miss Brasil 2022, apresentou a palestra “Mulher Persuasiva: Fórmula Vencedora, Estratégias de Persuasão”. Mia compartilhou sua trajetória e apresentou suas estratégias e técnicas de persuasão utilizadas para converter desafios subjetivos em metas objetivas e tangíveis.