Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Curitiba sem Mosquito

Mutirão para controle da dengue vai percorrer 35 quarteirões do Umbará

Mutirão Curitiba sem Mosquito para controle da Dengue chega ao Umbará. Foto: Hully Paiva/SMCS

Moradores do bairro Umbará, do Distrito Sanitário Tatuquara, recebem a partir desta quinta-feira (25/5) o mutirão Curitiba sem Mosquito, uma ação conjunta das secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

Os agentes de endemias da Secretaria Municipal da Saúde vão percorrer 35 quarteirões do Umbará na quinta e sexta-feira (26/5), em visita às casas e aos comércios. Nos mutirões, eles vistoriam os terrenos em busca de recipientes que podem acumular água e orientam a população a separar entulhos e lixo dos imóveis. Na segunda (29/5) e terça-feira (30/5) caminhões de coleta da Secretaria do Meio Ambiente vão recolher os entulhos, que devem ser colocados nas áreas delimitadas pelos agentes de endemias.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes, Tatiana Faraco, explica que os mutirões são estratégias adicionais ao trabalho permanente dos agentes de endemias em toda cidade. Segundo ela, é necessário que a população se junte aos órgãos públicos no esforço de eliminar os focos do Aedes aegypti.

“É preciso que as pessoas façam uma vistoria semanal em suas residências e em seus locais de trabalho em busca de qualquer recipiente que possa acumular água, desde uma pequena tampinha de garrafa esquecida no quintal a tonéis de armazenamento de água”, diz Tatiana.

Drones

Outro aliado no combate ao mosquito em Curitiba é a utilização de drones para a fiscalização de locais de difícil acesso para procurar situações de risco para a proliferação do Aedes, como imóveis fechados, terrenos baldios ou empresas de grande extensão, carros elevados em depósitos, entre outros. “São situações que dificultam a vistoria dos agentes e com as imagens podemos intervir e até subsidiar processos administrativos, quando necessário”, diz Tatiana.

A população pode denunciar as situações de risco que identificar pela cidade pelo 156. Para isso, é necessário que indique qual a situação encontrada e o endereço completo para que a equipe da SMS possa fazer a fiscalização.

Vila Esperança

Desde sexta-feira (19/5), o mutirão Curitiba sem Mosquito está sendo realizado na zona norte da cidade, na Vila Esperança, região do Atuba, onde 20 agentes de endemias visitaram 767 imóveis, em 61 quarteirões. Em três dias de atividade na região foram inspecionados 3.198 depósitos de água, eliminados 587 e tratados 23, que continham larvas. Foram coletadas 11 amostras para identificação entomológica, que é a análise laboratorial para confirmação se são larvas do Aedes aegypti.

De quarta a sexta (24 a 26/5), os caminhões da Secretaria do Meio Ambiente percorrem o bairro recolhendo resíduos e entulhos retirados pela população.