Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Rede de Proteção Animal

Mutirão de castração gratuita atende 123 cães e gatos por dia em Curitiba

Mutirão de Castração de cães e gatos na Rua da Cidadania do Fazendinha. Curitiba, 10/01/2025 Foto: Levy Ferreira/SMCS

Nesta sexta-feira (10/1), tutores e protetores de animais da Regional Portão levaram cães e gatos ao mutirão de castração gratuita realizado na Rua da Cidadania do Fazendinha. A ação é da Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba.

As cirurgias gratuitas de castração estão sendo feitas na regional desde quarta-feira (8/1) e vão até domingo (12/1). Para esse primeiro mutirão do ano na cidade, foram disponibilizadas 1.000 vagas.

De acordo com o diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Edson Evaristo, nos três dias de mutirão, 370 pets passaram pela cirurgia gratuita - uma média de 123 por dia.

“Esta etapa, realizada já no início de janeiro, reforça a característica de política pública continuada de controle populacional de cães e gatos estabelecida pelo município, com mais de 156 mil castrações de cães e gatos disponibilizadas nos últimos anos”, explicou Evaristo.

Rodrigo Reis, administrador da Regional Portão Fazendinha, explicou que toda a Prefeitura se mobilizou para esta primeira ação de castrações do ano, que vai até este domingo (12/1). Um trabalho conjunto, observou ele, que segue as diretrizes do prefeito Eduardo Pimentel. 

“É muito importante esse trabalho que a Prefeitura de Curitiba faz da castração gratuita de cães e gatos. O interessante é que as pessoas não trazem apenas os seus animais de estimação. Elas trazem também animais que estão na rua. É permitido isso pela Prefeitura desde que uma pessoa se responsabilize. E esse controle é importante para que a cidade não tenha cachorros e gatos abandonados. Então a gente fica muito feliz”, acrescentou Reis.

Programa elogiado

Na manhã dessa sexta-feira (10/1), vários tutores e protetores inscritos faziam fila. Patrícia Rebelo levou a cadelinha Nina para fazer a castração. Patrícia veio de Belém (PA) para morar em Curitiba e elogiou muito o programa.

“Eu tive conhecimento do serviço de castração oferecido pela Prefeitura e achei bem legal, porque na minha cidade infelizmente não existe essa oportunidade. A Nina foi resgatada e vai para adoção já castrada graças ao serviço oferecido, que nas clínicas particulares é um pouco caro e muitas pessoas não têm acesso. Por isso, agradeço muito à Prefeitura”, disse a protetora.

Casa nova e mais saúde

Pipo, Pipoca e Luna, três cãezinhos que acabaram de ser adotados, também estavam aguardando a cirurgia. Para Mayra de Fátima, moradora no bairro Fazendinha, com a realização do procedimento os pets terão melhor qualidade de vida.

“É muito bom para a saúde deles, evita a reprodução indesejada, além de que eles ficam mais dóceis”, defendeu Mayra, que estava acompanhado do tio Laércio José de Oliveira.

Prevenindo doenças

A médica veterinária Liliane Meirelles explicou que existe cada vez menos resistência dos tutores em realizar a castração dos seus pets, já que é cada vez mais evidente o leque de benefícios para os animais.

“O pessoal está cada vez mais consciente sobre a necessidade da castração, que é muito benéfica para a saúde de cães e gatos, principalmente das fêmeas. Se o procedimento for feito antes do primeiro cio, a incidência de câncer de mama é praticamente nula”, explicou.

Liliane citou que as vacinas ministradas para prevenir gestações podem provocar piometra, uma inflamação do útero que pode ser fatal para o animal. Para cães e gatos machos, a castração também previne doenças graves e potencialmente fatais.

“Os machos podem desenvolver câncer de próstata e a castração vai reduzir bastante o risco”, explicou a médica.

Mais dois mutirões em janeiro

Existem mais dois mutirões de castrações programados para acontecer em Curitiba em janeiro.

De 14 a 17 de janeiro, a Rede de Proteção Animal vai promover o mutirão de castração no estacionamento da Igreja Alcance (Avenida República Argentina, 4.934, no Novo Mundo, Regional Pinheirinho). Serão 800 vagas disponíveis.

O último mutirão do mês será de 18 a 20 de janeiro, no Parque Histórico da Vilinha (Rua Marco Polo, 1.560, Bairro Alto, Regional Boa Vista). Para este mutirão serão 350 vagas.

Como inscrever os pets

A castração é gratuita para os animais de moradores do município de Curitiba, com prioridade para aqueles beneficiários do Programa Armazém da Família e para os protetores de animais.

Para participar é necessário preencher o cadastro no site da Rede de Proteção Animal seguindo as orientações e, após validação do cadastro, realizar o agendamento conforme os eventos disponíveis no próprio site.

Procuração eletrônica

Para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e resoluções do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), o site da Rede de Proteção Animal permite indicar quem será o acompanhante do animal no dia da cirurgia, se o responsável não puder comparecer.

Além da legislação, todos os animais atendidos pelo programa recebem microchip eletrônico de identificação, com código exclusivo vinculado aos dados do cidadão responsável pelo animal.

Animais sob os cuidados de protetores ficam com seus dados vinculados aos que levam para castração, até que sejam devidamente transferidos ao novo responsável quando adotados.

Serviço

Mutirão de castração Regional Pinheirinho
Local: Estacionamento da Igreja Alcance (Avenida República Argentina, 4.934, no Novo Mundo)
Data: 14 a 17 de janeiro

Mutirão de castração Regional Boa Vista
Local: Parque Histórico da Vilinha (Rua Marco Polo, 1.560, Bairro Alto)
Data: 18 a 20 de janeiro