A cidade mais sustentável da América Latina está celebrando o mês do Meio Ambiente com ações de preservação ambiental. Começou nesta segunda-feira (26/6) mais uma semana de distribuição de mudas de árvores nas dez regionais municipais. Ao todo, 10 mil mudas serão distribuídas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente por meio do projeto 100 Mil Árvores, criado pelo prefeito Rafael Greca.
Na Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa, o movimento aumentou na tarde desta segunda-feira (26/6). A curitibana Maria Elza Rossi Cechinel conseguiu no local mudas que serão plantadas por ela a mais de 500 quilômetros da capital. A família de Maria é dona de um sítio no município de Goioerê, no interior do Paraná, onde se encontram duas minas de água.
“Estamos reflorestando a área que havia sido derrubada pelo meu pai. Essas mudinhas vão ajudar a preservar a área das nascentes e consequentemente a qualidade da água”, explicou Maria Elza.
A aposentada Maria Aparecida Costa ficou sabendo da entrega pela televisão e foi até o local especialmente para pegar suas mudas, que vai plantar em casa, no bairro Campina Siqueira. “É um ótimo projeto e é lindo participar, eu vou plantar as árvores, mas quem vai aproveitar serão meus filhos e netos, então é muito gratificante”, afirmou.
Entre as espécies distribuídas gratuitamente para a população estão cerejeiras nativas, pitangueiras, ingazeiros, palmitos-juçara, dedaleiros, ipês (branco, amarelo e rosa), pau-ferro e cerejeira do japão. Mas o que realmente fez sucesso na Regional Matriz foram as jabuticabeiras. As árvores frutíferas são as mais procuradas pela população e os pés de jabuticaba são os grandes queridinhos. Logo, os primeiros a acabar.
O casal Edinete e Enio Giachini também queria uma jabuticabeira, mas quando chegou à Rua da Cidadania o estoque já havia acabado. Moradores das Mercês, eles têm planos de fazer os plantios em casa e também em um terreno que possuem em Santa Felicidade.
Enio é professor universitário e admirador do projeto das 100 Mil Árvores da Prefeitura. “As árvores trazem coisas boas pra nossa saúde e purificam o ar, é muito importante incentivar o seu plantio”, disse ele.
Na Matriz, as mudas escolhidas são menores do que as de outras regionais para facilitar o deslocamento, uma vez que a maioria é levada para ser plantada em outros bairros. Para quem ainda vai pegar sua muda nas outras regionais ao longo da semana, é interessante levar uma bolsa ou sacola para facilitar o transporte.
Confira as próximas datas
Ficou interessado em ajudar a tornar Curitiba uma cidade ainda mais verde? Veja os locais de distribuição
TERÇA-FEIRA (27/6)
REGIONAL SANTA FELICIDADE - Rua Santa Bertila Boscardin, 213 (a partir das 9h)
REGIONAL CAJURU - Avenida Prefeito Maurício Fruet, 2.150 (a partir das 15h)
REGIONAL BOA VISTA - Avenida Paraná, 3.600 (a partir das 14h)
QUARTA-FEIRA (28/6)
REGIONAL CIC - Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460 (a partir das 9h)
REGIONAL TATUQUARA - Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n (a partir das 9h)
REGIONAL BOQUEIRÃO - Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (a partir das 14h)
QUINTA-FEIRA (29/6)
REGIONAL PORTÃO - Rua Carlos Klemtz, 1.700 (a partir das 9h)
*A distribuição vai até o fim dos estoques