Termina nesta sexta-feira (1/3) a missão anual de desempenho do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT no eixo Leste-Oeste e Sul em Curitiba. Esta foi a maior delegação de representantes do New Development Bank (NDB), organismo financiador dos projetos em parceria com a Prefeitura, que já esteve na cidade.
Uma equipe de cinco especialistas do NDB, dos quais três representantes da sede do banco em Xangai (China), iniciou os trabalhos, na quarta-feira (28/2), no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc).
Ao lado de profissionais da Unidade Técnica de Gerenciamento (Utag) – área responsável, junto ao Ippuc, pelo acompanhamento das intervenções dos financiamentos de projetos estruturantes do município - a equipe do NDB vistoriou o andamento das obras nos lotes 5 e 4.1/4.2 do Corredor Leste-Oeste e conheceu detalhes das intervenções futuras nos demais lotes.
Os lotes 4.1/4.2 envolvem intervenções no sistema viário na região do Cajuru, no entorno dos terminais Vila Oficinas e Centenário em trechos da Avenida Prefeito Maurício Fruet e das ruas Desembargador Mercer Júnior, Engenheiro Costa Barros, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Capitão Guilherme Bianchi e Niterói. As obras começaram em janeiro e são executadas sob a responsabilidade da empresa O Betacem Construções e Empreendimentos Ltda com investimento de R$ 63,94 milhões e previsão de conclusão para dezembro de 2025.
O lote 5 do Corredor Ligeirão Leste-Oeste envolve as intervenções para a operação do binário Nivaldo Braga/Olga Balster com obras em trechos das ruas Assma Geara Karan, 21 de Junho, Pandiá Calógeras e Durval Borges de Macedo. As obras estão em andamento sob a responsabilidade da empresa O Betacem Construções e Empreendimentos Ltda. Os investimentos são de R$ 56,68 milhões.
“O trabalho com Curitiba é uma referência para nossa equipe, pelo zelo com que as questões são tratadas pelos técnicos, o que reflete o próprio cuidado com a cidade”, observou Ludmila Vidigal, especialista sênior do NDB, responsável pelo projeto de Curitiba.
Os investimentos no Ligeirão Leste-Oeste, projeto-âncora do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba assim como o Inter 2, somam US$ 93,7 milhões, dos quais US$ 75 milhões financiados pelo NDB e US$ 18,7 milhões em contrapartidas municipais.
Além das visitas aos locais de obras, a equipe também conheceu a operação da Central 156, principal canal de comunicação do cidadão com a Prefeitura de Curitiba. A Central 156 compõe o mecanismo de queixas das obras do Ligeirão Leste-Oeste, uma das exigências do atendimento às salvaguardas socioambientais do banco.
A agenda ainda contemplou discussões sobre o plano de aquisições, cronogramas físico-financeiro e próximos passos das licitações e contratações.
Compõem a equipe do NDB em visita a Curitiba: Yuchen Zhang; Xiao Jianliang e Nikita Polishchuk, das áreas de ESG, financeiro e aquisições, e os representantes no Brasil Ludmila Vidigal e Rubens Noguchi.