A missa em celebração aos 332 anos de Curitiba, realizada no sábado, 29 de março, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, reuniu fiéis, autoridades e apreciadores da música erudita em um momento de fé e arte. O evento, que marcou a abertura da série Concerto nas Igrejas, contou com a participação da Camerata Antiqua de Curitiba, sob a regência de Mara Campos.
O prefeito Eduardo Pimentel, acompanhado pela primeira-dama Paula Mocellin, prestigiou a missa. Em seu discurso, expressou sua honra em liderar a cidade.
"É uma honra cuidar de Curitiba. Foi um mês de muitas entregas e comemorações, mas a comunidade pode ter certeza de que minha experiência e força são dedicadas a manter Curitiba no caminho do progresso", afirmou.
O prefeito também anunciou que a Catedral retomará as tradicionais apresentações natalinas, que fizeram tanto sucesso no passado.
Em um momento de espiritualidade, o bispo auxiliar de Curitiba Dom Adenis Roberto de Oliveira fez uma oração especial pela cidade: "Nossa cidade nasceu na primeira capelinha aqui construída, e foi confiada à proteção da Virgem Maria, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Pedimos para que Ela continue plantando em nossos corações esse pinhão que é o nosso Senhor".
O repertório da apresentação, que transitou entre o barroco europeu e a música brasileira, emocionou o público presente. Dentre as peças executadas, destacaram-se obras de compositores como Georg Friedrich Händel, José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita, Wolfgang Amadeus Mozart, e o tradicional Hino de Saudação a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, de Luiz Eulógio Zilli.
Durante a cerimônia, Marino Galvão Jr., presidente da Fundação Cultural de Curitiba, ressaltou a importância da música na construção da identidade cultural da cidade. "Este é um momento tradicional em que a cultura se encontra com a religiosidade. A participação da Camerata é uma grande satisfação tanto para os artistas, que são símbolos da nossa cidade, quanto para a comunidade que comparece em peso a essa cerimônia", comentou.
Entre os presentes estava a família de Paula, que veio assistir à missa especialmente para apreciar a apresentação da Camerata. "É uma experiência única assistir a uma missa com a Camerata. Foi simplesmente arrebatador. Achei maravilhoso", disse Ana Clara de Paula.
A cerimônia foi encerrada com a execução da Marcha de Curitiba, de Bento Mossurunga, uma peça que remete ao aniversário da cidade.
Além do prefeito e da primeira-dama, participaram da missa o vice-prefeito Paulo Martins, o vice-governador Darci Piana, o ex-prefeito e secretário de Estado Rafael Greca.
Participaram ainda o secretário municipal de Comunicação Social, Marc Sousa, o secretário de Relações Internacionais Rodolpho Zanin Feijó, o presidente da Fundação de Ação Social (FAS) Renan de Oliveira Rodrigues, e a secretária executiva do Instituto Curitiba de Arte e Cultura, Juliana Midori.
Concerto nas Igrejas
A missa solene, celebrada na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, também marcou o início da edição 2025 do projeto Concerto nas Igrejas, que levará a Camerata Antiqua de Curitiba a diversas igrejas da capital ao longo do ano. O projeto promove apresentações musicais gratuitas em todas as regionais de Curitiba.
Na próxima semana, a Camerata segue com sua programação. A Orquestra realiza apresentações na Paróquia São José, no Guabirotuba, na quinta-feira, 3 de abril, e na Igreja Batista do Bacacheri, na sexta-feira, 4 de abril. Essas apresentações fazem parte da iniciativa de descentralização cultural, garantindo que os moradores de todas as regiões da cidade tenham acesso à programação de alta qualidade da Camerata Antiqua.
Serviço
Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba
GRATUITO
3 de abril (quinta), 20h
Paróquia São José (Largo Padre Albino Vico, 32 – Capão Raso)
4 de abril (sexta), 20h
Igreja Batista do Bacacheri (Rua Amazonas de Souza Azevedo, 134)