Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Comida de verdade

Mês da Alimentação Consciente promove a comida de verdade e o combate à insegurança alimentar

Abertura dos eventos do Mês da Alimentação Consciente, no Mercado Municipal de Curitiba. Curitiba, 13/10/2022. Foto: Hully Paiva/SMCS

A abertura dos eventos do Mês da Alimentação Consciente aconteceu nesta quinta-feira (13/10), no Mercado Municipal de Curitiba, com palestras sobre os desafios de promover a comida de verdade e combater a insegurança alimentar.

Lançado no final de setembro, o Mês da Alimentação Consciente foi criado em alusão ao Dia Internacional de Conscientização sobre Perdas e Desperdícios de Alimentos, celebrado em 29 de setembro, e também ao Dia Mundial da Alimentação, comemorado em 16 de outubro. A iniciativa faz parte do Curitiba Viva Bem, política pública que visa melhorar a qualidade de vida da população e diversas áreas da gestão pública.

O secretário da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, e a presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba (Comsea), Tammy Teixeira, prestigiaram a abertura do evento e destacaram a importância de conscientizar a população sobre alimentação saudável, desperdício e a relação com sustentabilidade. Também estava presente o chefe do Núcleo Curitiba da Secretaria Estadual da Agricultura, João Carlos Rocha. 

“Curitiba é uma das cidades brasileiras com políticas mais diversificadas de segurança alimentar do país. Através do Mesa Solidária, das hortas comunitárias, da Fazenda Urbana e outras instalações de agricultura urbana, e diversas parcerias, podemos trabalhar na conscientização das instituições e, principalmente, do consumidor. Com isso, conseguimos valorizar os dois temas centrais deste mês, a água e a comida de verdade”, declarou o Secretário da SMSAN, Luiz Gusi.  

Palestras

Durante a manhã, a palestra intitulada “A polinização como Estratégia na Comida e Água de Verdade”, foi a primeira da programação. Felipe Thiago de Jesus, diretor de Estratégias de Segurança Alimentar e Nutricional na SMSAN de Curitiba, explicou as formas como a comida do futuro é urbana e periurbana. 

Criador dos Jardins de Mel, Felipe relacionou a polinização com a produção alimentar dentro de grandes ecossistemas urbanos. Segundo ele, uma cidade inteligente promove cada vez mais ativos ecossistêmicos que possam atuar em benefício da sociedade. 

“Trabalhar com a polinização significa valorizar o desenvolvimento ecológico de pequenas localidades. As abelhas são guardiãs da segurança alimentar, uma vez que dão continuidade ao aproveitamento sustentável do que a natureza produz, seja alimento, água, ou recreação”, justificou.

Para a nutricionista Cirlei Kister, de 55 anos, a conscientização da população em geral é tão importante quanto. “Eu mesma vim até aqui hoje para atualizar meus conhecimentos. Eu trabalho em escolas, planejando cardápios e avaliando a nutrição dos meus estudantes, e também orientando as professoras sobre desperdício, e a cadeia produtiva de uma alimentação sustentável. Esse tipo de palestra é necessária”, afirma.

  • Confira o restante da programação desta quinta-feira (13/10).

 

Programação do Mês da Alimentação Consciente

As inscrições para a programação do Mês da Alimentação Consciente estão disponíveis no site Guia Curitiba. 

13/10 - Diálogo sobre cenários atuais de segurança alimentar: novos desafios da comida de verdade – Auditório do Mercado Municipal.
16/10 - Dia Mundial da Alimentação - aula-show com a ONG Ação Entre Amigos Japão Brasil (JABRA) - cozinha do Mercado Municipal.
22/10 – Atividades e palestras na Fazenda Urbana.
29/10 - Ação com a Cozinha Móvel na Feira de Orgânicos do Passeio Público com a ONG Gastromotiva.
1/11 - 10º Encontro de troca de experiências em alimentação saudável na Secretaria Municipal de Educação (SME)

 

Curitiba Viva Bem é uma política pública e uma das principais agendas da gestão do prefeito Rafael Greca, assim como a mobilidade urbana, sustentabilidade, empreendedorismo de impacto, cultura da inovação como processo social e cidade educadora. A importância da saúde e bem-estar para os curitibanos motivou a Prefeitura a mobilizar todas as áreas da gestão pública, que estão ampliando as ações de forma conjunta através do Curitiba Viva Bem.