Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
SUS curitibano

Matrícula para aprovados em programas de residência da Saúde de Curitiba termina nesta sexta

O prazo para matrícula nos Programas Municipais de Residência Médica e Multiprofissional em Saúde termina nesta sexta-feira (17/1). As especialidades são ofertadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), em parceria com a Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas).

A matrícula deve ser feita online, pelo site da Feas. “Os candidatos convocados devem estar atentos à documentação exigida nos editais”, destaca Tatiane Boumer, gerente de Ensino e Pesquisa da Feas.

Em caso de dúvidas, a orientação é entrar em contato com a secretaria acadêmica pelo telefone (41) 3316-5968. Vale lembrar que, conforme o edital, “a ausência do envio da documentação resultará na eliminação do candidato”.

O processo seletivo para o ano letivo de 2025 registrou o maior número de inscritos: 731 candidatos no total. Foram 463 interessados para 57 vagas em seis Programas de Residência Médica: Clínica Médica, Psiquiatria, Geriatria, Medicina de Família e Comunidade, Medicina Intensiva e Medicina de Emergência.

Nas residências multiprofissionais, 268 candidatos concorreram a 60 vagas nos cursos de Saúde da Família, Saúde do Idoso, Saúde Mental e Urgência e Emergência. As vagas estão disponíveis para fisioterapeutas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais e odontólogos.

Para Tatiane, o aumento na procura está relacionado à ampliação de vagas e à oferta de novas modalidades, como o internato de medicina. “Além dos estágios obrigatórios de internato, oferecemos vagas eletivas e já acolhemos estudantes de outros estados”, ressalta a gerente.

“Com a ampliação dessas oportunidades, mais estudantes tiveram a chance de conhecer nossa instituição, o que despertou o interesse em ingressar como residentes”, complementa.

Feas

A Feas é uma fundação pública da Prefeitura de Curitiba, que atua seguindo as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde. Atualmente, a fundação conta com cerca de 4.600 trabalhadores e gerencia 29 unidades do SUS na capital, como o Hospital Municipal do Idoso, o Hospital do Bairro Novo, o programa Saúde em Casa, 13 Centros de Atenção Psicossocial (Caps) e a Unidade de Estabilização Psiquiátrica Casa Irmã Dulce, entre outras.