Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Primeiros Passos

Mais de 6 mil estudantes de Curitiba participam de ações de empreendedorismo sustentável

Mais de 6 mil estudantes de escolas municipais de Curitiba participaram, este ano, do projeto Educação para o Empreendedorismo Sustentável – Jovens Empreendedores Primeiros Passos, desenvolvido pelo programa Linhas do Conhecimento em parceria com o Sebrae-PR.

O projeto está em expansão na rede municipal de ensino. Em 2017, eram 1,7 mil estudantes envolvidos e hoje são 6 mil.

A ação incentiva a cultura empreendedora aliada ao desenvolvimento da cooperação, inovação e cidadania. É realizado em escolas com Educação integral em tempo ampliado do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, por meio da metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP). Os estudantes desenvolvem produtos e brinquedos com o reaproveitamento de materiais recicláveis, entre outras atividades pedagógicas ligadas ao empreendedorismo.

Ao longo dos anos, já criaram lojas de temperos, de artesanato, reformaram brinquedos usados, entre outras ideias. A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, afirma que o JEPP expande os horizontes.

“São sementes no coração e nas mentes que crescerão por toda a vida, esse aprendizado poderá abrir muitas portas no futuro”, explica a secretária.

O coordenador do Programa Linhas do Conhecimento, Gustavo Prestini, reforça que o Jovens Empreendedores estimula a cultura de cooperação, de inovação, sustentabilidade, ética e cidadania. “É um estímulo à autonomia e criatividade dos estudantes", pontua Gustavo.

Na última semana, na Universidade Livre do Professor, foi realizado o evento de encerramento das atividades do JEPP neste ano, com a presença de crianças, professores das unidades e equipes técnicas da Secretaria Municipal da Educação.

Foram apresentadas as ações realizadas ao longo de 2023 e debatidas as práticas desenvolvidas, com o objetivo de aprimorar as habilidades empreendedoras, o pensamento crítico e a criatividade dos estudantes.

Em alta