Começam nesta segunda-feira (24/2), nas Regionais Boa Vista e Matriz, as reuniões de apresentação do Fala Curitiba 2025 para as lideranças comunitárias. O objetivo é que os formadores de opinião das diferentes comunidades entendam o funcionamento do orçamento e da consulta pública e ajudem a mobilizar a população, em suas diferentes etapas.
Os encontros são promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria do Governo Municipal (SGM) e do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), que coordena o Fala Curitiba. Eles vão acontecer nas dez Administrações Regionais.
“A ideia é que essas lideranças estimulem cidadãos como o pai de aluno, o frequentador da igreja e o morador da comunidade, entre tantos outros grupos de pessoas, a se interessarem e participarem efetivamente do processo”, diz a presidente do órgão, Beatriz Battistella.
Depois de Boa Vista e Matriz, farão seus encontros Boqueirão e Cajuru (dia 25/2, terça-feira); Bairro Novo, Tatuquara e Pinheirinho (dia 26/2, quarta-feira); e CIC, Santa Felicidade e Portão/Fazendinha (dia 27/2, quinta-feira). Com exceção da Matriz, que fará sua reunião no Memorial de Curitiba, todas as demais acontecerão nos auditórios das Administrações Regionais/Ruas da Cidadania.
Pontapé inicial
A partir do dia 6/3, o Fala Curitiba vai perguntar às pessoas quais obras, serviços e melhorias elas mais querem ver funcionando perto de onde moram, para melhorar a vida da coletividade. Nas primeiras fases da consulta, as sugestões poderão ser dadas pela internet ou pelo formulário impresso disponível nas unidades do Fala Curitiba Móvel. Nas etapas seguintes, entrarão em cena as reuniões nos bairros e no final, em agosto, nos encontros que acontecerão nas Regionais.
Desses encontros em todas as Regionais, sairão as 100 prioridades mais votadas pela população. Por serem as benfeitorias escolhidas pela maioria dos participantes do processo de escolha, todas elas serão incluídas na Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2026.
Roteiro
De 6/3 a 4/4: o público poderá usar a internet ou o Fala Móvel – um dos quatro carros caracterizados que estacionarão em endereços pré-determinados para a participação na consulta por meio impresso. Será o momento para apontar as sugestões para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e para o Plano Plurianual (PPA).
De 7/4 a 11/7: a consulta por internet e Fala Curitiba Móvel, com as sugestões já colhidas em março, resultará um conjunto de assuntos a serem tratados nas reuniões presenciais nos bairros. Esses encontros têm a função de priorizar o que é mais importante para as comunidades, no conjunto de tudo o que foi sugerido. Dependendo da quantidade de indicações de moradores para uma mesma ação, somadas aos votos dados na reunião final, elas poderão ser incluídas na Lei de Diretrizes Orçamentária Anual (LOA).
Os encontros regionais acontecerão de 9/6 a 11/7. Já a reunião final, com a divulgação das indicações eleitas, ocorrerá de 18/8 a 28/8.
Reconhecimento internacional
Essa será a nona edição do Fala Curitiba. Noi ano passado, o programa de consultas públicas foi distinguido com um prêmio internacional: o Government Excellence Awards (Prêmio Excelência em Governo), promovido pelos Emirados Árabes Unidos e anunciado durante o World Governments Summit (Cúpula Mundial de Governos), em Dubai. A solução curitibana foi vencedora na categoria Engajamento Cívico e Empoderamento da Comunidade.
Anteriormente, em 2018, o Fala Curitiba foi apontado pela Organização das Nações Unidas como exemplo de governança. Sua concepção, funcionamento e resultados foram descritos em uma publicação da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), uma das cinco comissões regionais da ONU.