A Prefeitura concederá desconto de 10% para o pagamento à vista do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) 2025. O vencimento será em 20 de março e o imposto poderá ser parcelado em dez vezes, sem juros, de março a dezembro.
O boleto com o documento para pagamento à vista e da primeira parcela será distribuído pelos Correios a partir da segunda metade de fevereiro. As demais parcelas poderão ser emitidas no site da Prefeitura ou pelo Curitiba App também a partir do fim de fevereiro.
A maior parte dos imóveis terá correção apenas pela inflação acumulada - de 4,87%, referente ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre dezembro de 2023 e novembro de 2024.
Desconto aumentou
O desconto de 10% foi adotado a partir de 2023. Até então, o abatimento era de 4%.
A mudança fez com que, nos últimos anos, mais contribuintes optassem pelo pagamento em cota única. No ano passado, 46% dos contribuintes pagaram à vista o imposto, contra a média de 42% em 2022. Em 2018, o índice era de 35%.
“O crescimento do pagamento à vista mostra que foi uma estratégia acertada, que o contribuinte fez as contas e viu vantagem no desconto”, diz o secretário de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi.
O IPTU é a segunda maior fonte de arrecadação do município, importante receita para garantir a qualidade de vida da população com melhorias nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e segurança, dentre outros. A previsão de receitas com IPTU neste ano é de R$ 1,55 bilhão. O IPTU 2025 incide sobre 976 mil imóveis.