O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC) deu início, nesta segunda-feira (6/1), à realização da prova de vida de aposentados e pensionistas que foram convocados no fim do ano porque estavam com a comprovação atrasada. Duzentas e setenta e nove pessoas foram chamadas para comparecimento ao IPMC até a próxima sexta-feira (10/1). O dia e o horário em que cada beneficiário deve ir ao instituto podem ser consultados no site do IPMC.
A realização da prova de vida foi um dos serviços com mais atendimentos neste início de semana na sede do IPMC, no Alto da Glória. O procedimento de segurança é obrigatório.
Com a prova de vida, o sistema previdenciário evita fraudes e pagamentos indevidos. Os beneficiários que não validarem a comprovação podem ter as aposentadorias e pensões suspensas.
Lêda Lourenço dos Santos, de 63 anos, foi uma das primeiras a fazer a prova de vida nesta semana. Ela está aposentada desde 2018, depois de trabalhar 31 anos na Educação e foi à sede do Instituto presencialmente porque recebeu a carta de convocação. Ela não sabia que havia outras formas de comprovar que está viva, como os atendimentos no Instituto Curitiba de Saúde (ICS), os feitos no SUS curitibano e o aplicativo GOV.BR, que deve ser usado pelo celular.
Já a aposentada Maria das Graças Ferreira da Rocha, de 71 anos, aproveitou que foi fazer a prova de vida da irmã, Maria Helena Bueno, de quem é representante legal (curadora) e que também recebeu a correspondência, para fazer a sua comprovação, que terá validade até 6 de janeiro de 2026. Ela prefere fazer pessoalmente.
Aposentada desde 2013, Lenira do Carmo Lubacheski, de 64 anos, recebeu a carta e esteve no IPMC na manhã desta segunda-feira (6/1). Ela sabe que existem outras formas de fazer a prova de vida. “Acabei recebendo a carta porque só no fim do ano fui a um atendimento médico no ICS”, declarou.
Após algumas semanas, a partir da data de atendimento no Centro de Saúde ou na rede credenciada do ICS e também no SUS de Curitiba, o IPMC é informado de que o beneficiário foi atendido no plano de saúde dos servidores ou nas unidades básicas de saúde e sua prova de vida é renovada no sistema. Uma vez comunicado, o Instituto atualiza a informação no site do IPMC. Quando o beneficiário acessa o portal com seu CPF e senha, já consta a validade da prova de vida. O atendimento torna a comprovação válida por um ano.
Reagendamento
Todos os aposentados e pensionistas convocados foram comunicados por correspondência encaminhada ao endereço registrado junto ao Instituto.
Quem não puder ir até lá no dia marcado, deve entrar em contato e reagendar a prova de vida pelos telefones (41) 3350-3660 ou (41) 3350-3661.