Estão abertas as inscrições para o curso EaD “Agenda 2030 e os ODS na Administração Pública”, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba para os servidores municipais. As inscrições devem ser feitas pelo Portal Aprendere até 15 de novembro, e os alunos terão até 15 de dezembro deste ano para assistir às videoaulas.
O curso apresenta os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) aos servidores e orienta sobre como implantá-los na governança pública. As aulas são promovidas pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e fazem parte dos esforços da Prefeitura para cumprir as metas da Agenda 2030 da ONU.
“Nesse primeiro curso sobre os 17 objetivos, queremos que os nossos servidores, independentemente da área em que atuam, conheçam cada um dos ODS. A Prefeitura segue avançando na busca pelo desenvolvimento sustentável. O curso busca trazer os ODS para debate dentro do cotidiano dos nossos servidores”, explica o presidente do Imap, Alexandre Matschinske.
“Convidamos nossos servidores para que venham conhecer o tema, que é tão vasto, tão rico e está diretamente ligado com muito do que fazemos acontecer na nossa cidade”, diz ele. Outros cursos deverão ser oferecidos pelo Imap futuramente.
O que você vai aprender
As aulas serão lecionadas pelo docente Marcelo Langer. São oito horas de aulas, divididas em três módulos: Introdução, Histórico, Evolução até a Agenda 2030; Objetivos do Desenvolvimento Sustentável; e Aplicações na Administração Pública. Os módulos são sequenciais, e o assunto seguinte só fica disponível após o aluno assistir a todas as videoaulas do módulo anterior.
O conteúdo fica disponível no ambiente virtual de aprendizagem da Prefeitura, neste link. O curso vale certificado e para conquistá-lo o aluno precisa assistir a todas as videoaulas, tirar nota acima de 7.0 no teste e responder a avaliação do curso.
Inscreva-se
Os alunos interessados em fazer o curso devem, primeiramente, se inscrever pela plataforma Aprendere. Depois, é preciso acessar o Moodle do Imap (ambiente virtual de aprendizagem) e fazer o primeiro login. É no Moodle do Imap que as aulas e o material de apoio são disponibilizados.
A identificação de usuário será o seu CPF, e, no primeiro acesso, a senha é padronizada: Senh@123 (A letra S é maiúscula). Após o primeiro login, será necessário alterar a senha. Depois disso, um tutorial ensina o usuário a navegar pela plataforma e acessar os cursos disponíveis.
Para usuários que já fizeram outros cursos pelo ambiente virtual de aprendizagem do Imap, a senha permanece a mesma do antigo acesso. Em caso de dúvidas, a página também oferece botões de ajuda e um passo-a-passo, e o servidor pode entrar em contato com o Imap pelo e-mail eadimap@curitiba.pr.gov.br.