Nos últimos anos, a Prefeitura de Curitiba ampliou e modernizou os serviços de saúde oferecidos pelo Instituto Curitiba de Saúde (ICS), garantindo, com isso, melhor atendimento para mais de 75.000 pessoas, entre servidores municipais (ativos e inativos) e familiares.
O atendimento de qualidade, amplo e diversificado é uma garantia dada pela Prefeitura aos colaboradores. "A Prefeitura está sempre investindo para melhor atendimento aos servidores. Esta mesma qualidade é oferecida a dependentes beneficiários", garante o presidente do ICS, José Lupion Neto
O número de atendimentos no Instituto Curitiba de Saúde (ICS), que dá assistência de saúde aos servidores municipais e seus dependentes, passou de 25.000 atendimentos por mês, em 2005, para mais de 50 mil. O número de beneficiários também aumentou. Conta atualmente com mais de 75 mil servidores e dependentes que usam a rede do ICS, 10 mil a mais que em 2005. Ou seja: mais pessoas usam cada vez mais os serviços do ICS.
Para atender à demanda crescente, o Instituto vem sendo ampliado e modernizado. Passou a oferecer infraestrutura de hospital com atendimentos clínicos e especializados possibilitando também procedimentos no centro cirúrgico com equipamentos de última geração.
"Nos últimos anos, os investimentos serviram para remodelar o atendimento prestado no ICS e ampliar a infraestrutura para atendimento possibilitando oferecer novos serviços", afirma Lupion Neto. "Isso demonstra a clara preocupação em também garantir uma vida saudável e de melhor qualidade aos servidores do município".
Ampliações - Investimentos promoveram também a ampliação do Centro de Promoção e Prevenção à Saúde, onde profissionais de áreas multidisciplinares estão reunidos para desenvolver os programas de orientação, de atividade física e outros. "A nossa proposta é trabalhar efetivamente na prevenção, identificando os problemas com antecedência para evitar a instalação da doença e reduzir os custos com procedimentos cirúrgicos", afirma Lupion Neto.
Entre os programas desenvolvidos pelo Centro estão os de prevenção ao câncer de próstata e ao de colo de útero. A nova infraestrutura do ICS possibilitou ampliar e modernizar equipamentos para o atendimento oftalmológico. Também são oferecidos aos beneficiários atendimentos odontológicos, de fisioterapia, de fonoaudiologia, de nutrição, de psicologia, além de outros multidisciplinares e exames que incluem os de imagem para diagnóstico.
Foram reformados e ampliados os consultórios odontológicos que ganharam novos equipamentos. Também foram ampliadas as salas para fisioterapia e fonoaudiologia e criada uma nova ala para o pronto-atendimento. No local também funciona uma nova enfermaria, onde pacientes já tratados recebem atendimento e são acompanhados por equipes de enfermagem, e onde são realizados pequenos procedimentos cirúrgicos.
Foi criado um novo espaço onde ficam os supervisores médicos, de enfermagem e de odontologia. No local estão também consultórios oftalmológicos, de psicologia e nutrição. O ICS também conta com Núcleo Epidemiológico, para análises e estudos sobre os melhores tratamentos, de novas tecnologias e para o controle de dados.
Profissionais - O ICS oferece assistência nas áreas de: Medicina, Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social, Home Care, Programa de Gerenciamento de Doenças e Casos Crônicos, além dos diversos programas de Prevenção e Promoção à Saúde.
O ICS realiza em seu Centro de Saúde, em média, 284.178 consultas médicas/ano; 120.000 consultas odontológicas/ano; e 62.967 atendimentos em terapias de apoio/ano; e o Pronto-Atendimento do ICS realiza em torno de 4.000 atendimentos/mês.
A Rede Contratada do ICS é composta de 34 hospitais e 320 clínicas médicas, odontológicas, de serviços de diagnose e terapêuticos, que realizam em média, 224.000 consultas/ano; 540.948 exames/ano; e 7.200 internamentos/ano.
O Instituto também tem uma equipe multidisciplinar para homecare (que faz o monitoramento e acompanhamento de pacientes que foram tratados). O serviço também é chamado de ICS no Lar. São marcados em quadros e no mapa da cidade os locais onde se encontram os pacientes que estão em casa, mas que precisam de cuidados e da observação.
Outro serviço usado por mais de 2.000 pessoas por dia é o prontuário eletrônico com identificação do beneficiário pela impressão digital. As consultas podem ser marcadas pelo tele-atendimento 24 horas por dia com auditoria médica de plantão. A marcação por telefone recebe em média 80.000 ligações por mês, média de 4.000 por dia.