O Hospital Vitória, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC), foi incorporado em definitivo ao Sistema Único de Saúde (SUS) do município no dia 16 e outubro. São 76 leitos – 66 de enfermaria e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O meu coração curitibano se enche de alegria por saber que estamos oferecendo mais leitos para a população e dando mais segurança ao nosso SUS”, disse o prefeito Rafael Greca.
Nos últimos cinco meses, o local foi administrado pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), vinculada à Prefeitura de Curitiba. A reabertura respondeu ao aumento da demanda por leitos devido a doenças sazonais.
Desde sua reativação, em 16 de maio, o hospital atendeu a pacientes encaminhados pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da cidade, a maioria com dengue e queixas respiratórias, comuns no inverno.
A estrutura ajudou a aliviar a pressão sobre o sistema de saúde local.
"A incorporação do Hospital Vitória ao SUS de Curitiba é um exemplo do compromisso do município com a saúde pública”, afirmou a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.
Reaberto em pouco mais de 20 dias pela Feas, a equipe atendeu a mais 1,3 mil pacientes – a média de internação deles chegou a 5,8 dias. Os usuários receberam atendimento tecnicamente qualificado, com ações de humanização e acolhimento tanto para eles quanto para seus familiares.
O Hospital Vitória se consolidou como peça fundamental no sistema de saúde curitibano, demonstrando a capacidade de resposta rápida e eficiente da administração municipal frente aos desafios da saúde pública.
Além da equipe técnica da Feas, que conta com 290 empregados públicos, o hospital contou com o apoio de mais de 100 colaboradores terceirizados.
Agora, a unidade será administrada pela equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças, que adquiriu a propriedade do imóvel junto ao United Health Group. O atendimento não foi interrompido durante a transição entre as gestões.
Pandemia
Esta foi a segunda vez que a Feas assumiu o Hospital Vitória. A primeira foi entre 5 de junho de 2020 e 28 de setembro de 2021, durante a pandemia de covid-19. Naquele período, foram 4.119 pacientes atendidos e 3.138 recuperados, 76% do total.