A Prefeitura de Curitiba aguarda liberação de R$ 47,7 milhões para as obras de novos terminais no Tatuquara, Campina do Siqueira e Hauer e também para a reforma do terminal da Vila Oficinas. Os recursos são do Orçamento Geral da União e fazem parte do PAC da Mobilidade, gerido pelo Ministério das Cidades.
A Caixa Econômica Federal já validou a Síntese de Projeto Aprovado (SPA) para as obras do terminal do Tatuquara, orçado em R$ 8,10 milhões, e para a reforma do terminal da Vila Oficinas (R$ 1,5 milhão). A liberação dos recursos depende da programação do Ministério.
Os terminais do Hauer e da Campina do Siqueira serão reconstruídos e os projetos estão em fase final de aprovação pela Caixa.
No Hauer serão investidos R$ 19,7 milhões para a reconstrução completa e ampliação do terminal e no Campina do Siqueira, o investimento será de R$ 18,4 milhões.
Já o terminal da Vila Oficinas ganhará pavimentação em concreto e as plataformas de embarque serão adaptadas para atender a novas linhas de ônibus de forma a melhorar a operação do transporte.
Hauer
Com a ampliação, a área do total do Terminal Hauer, incluindo edificação e circulação, será de 15.843,19 m² com capacidade para a parada de 23 linhas simultaneamente.
Construído em 1981, o Terminal Hauer ocupa uma área de aproximadamente 12.998,00m² e atende 68 mil passageiros por dia, distribuídos em 13 linhas. “Hoje essas linhas compartilham a mesma plataforma por falta de espaço físico, dificultando a operação do terminal e contribuindo para a redução da velocidade operacional do sistema”, explica o autor do projeto, arquiteto Fabiano Losso, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
A proposta é adequar o novo terminal ao perfil do terreno, criando diferentes níveis: térreo, subsolo e um terceiro nível intermediário onde será implantada uma nova plataforma. Os diferentes níveis serão interligados por escada rolantes, escadas fixas e elevadores, facilitando mobilidade aos usuários do transporte coletivo e atendendo à norma de acessibilidade NBR 9050.
Mais capacidade
As obras no Hauer fazem parte do programa de Ampliação da Capacidade da Linha Inter 2. O terminal serve também ao Eixo de BRT Boqueirão que já está em operação. Para atender todas as demandas adequadamente necessita passar por uma total remodelação e ampliação.
O projeto prevê o compartilhamento da plataforma elevada entre os ônibus Expresso e Ligeirinho. Com a ampliação do espaço físico, os ônibus poderão parar nas plataformas sem a necessidade de manobra, aumentando a segurança no interior do terminal e reduzindo os tempos de viagem.
No Hauer também será instalado um bicicletário com capacidade para 108 bicicletas. Nessas instalações estão previstos vestiários, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos para bicicletas. O terminal será totalmente monitorado por câmeras de segurança interligadas a CCO.
Sustentável
O projeto prevê cisterna de captação para reaproveitamento das águas da chuva para reutilização na limpeza e serviços de ajardinamento, além de reservatório de retenção das águas pluviais, para contenção de cheias. Também haverá aberturas na cobertura, garantindo a dispersão do CO2 e melhorando a iluminação natural e ventilação.
Lâmpadas de LED vão melhorar a eficiência energética. Jardins com arborização interna vão melhorar a taxa de permeabilidade do solo e serão instalados contêineres e lixeiras para a separação do lixo reciclável. As telhas serão planas e metálicas com isolamento térmico, evitando o calor excessivo e a condensação da umidade e gotejamento.
Campina do Siqueira
O Terminal do Campina do Siqueira também será ampliado com adequação ao perfil do terreno, num projeto similar ao proposto para o Hauer, com ligação por escalas rolantes seguindo as normas de acessibilidade.
O terminal foi construído em agosto de 1981. Ocupa uma área de aproximadamente 10.977,00 m² e atende aproximadamente 49 mil passageiros por dia, distribuídos em 11 linhas. Com a ampliação terá capacidade para receber 19 linhas, simultaneamente, num espaço de 14.121,62 m² monitorado pela CCO.
O projeto também prevê bicicletário para 108 bicicletas e infraestrutura com vestiários, sanitários, guarda-volumes e serviços de reparos para bikes.
A construção será sustentável, com captação de água de chuva e eficiência energética nos mesmos moldes do projeto do terminal Hauer.
Tatuquara
O terminal do Tatuquara, a ser instalado no terreno anexo da Rua da Cidadania da décima administração regional de Curitiba, irá promover a descentralização do transporte na região, hoje concentrado no Terminal Pinheirinho.
A ser implantado numa área de 3,4 mil m², o novo terminal irá receber dez linhas alimentadoras. De lá sairão linhas troncais que poderão fazer futura integração em estações estratégicas da Linha Verde ou seguir diretamente à região central.
A ligação do Terminal Tatuquara com a Linha Verde será feita, inicialmente, pelas ruas Presidente João Goulart, Antônio Zanon, Delegado Bruno de Almeida até o Viaduto Vila Pompéia, que já tem prontos os projetos das alças de acesso à BR-116.