Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Memória

Prefeitura vistoria obras de restauro na Capela Nossa Senhora da Glória

Prefeito Rafael Greca vistoria as obras de restauro da Capela da Glória. -Na imagem, Rafael mostra estrutura de madeira do altar da capela. Curitiba, 16/01/2018. Foto: Pedro Ribas/SMCS

Um convênio assinado em junho de 2017 pelo prefeito Rafael Greca e pelo arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, garantiu a transferência de potencial construtivo no valor de R$ 1 milhão para as obras de restauração da Capela Nossa Senhora da Glória, localizada na Avenida João Gualberto, no Alto da Glória.

Nesta terça-feira (16/1), o prefeito vistoriou as obras de restauro da capela, onde as primeiras novenas do Perpétuo Socorro foram celebradas, ainda na década de 1960. A antiga igreja pode ter um novo papel, assim que for restaurada. “A ideia é usar a capela como um oratório cultural da cidade, inclusive para concertos e para uma pastoral voltada à filosofia e à cultura”, disse Greca.

Metade da obra já está concluída. A restauração deve ser entregue ainda no primeiro semestre de 2018. Já foram restauradas as estruturas hidráulica, elétrica e do telhado, assim como o forro e o assoalho. “Com isso a cidade ganha a recuperação de um espaço importante”, disse Greca.

O prefeito lembrou que a capela foi construída pelo desembargador Agostinho Ermelino de Leão e sua família para marcar a virada do século 19 para o século 20. “Marca a memória do ciclo de ouro da erva-mate, que montou o bairro do Alto da Glória”, explicou.

Em 1980, o município considerou a edificação uma Unidade de Interesse de Preservação de Curitiba, uma iniciativa do atual prefeito, então engenheiro urbanista do Instituto de Pesquisa Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Também participaram da visita os representantes da empresa G Arquitetura, a arquiteta Gicelli Portela e o engenheiro Roberto Cunico, a superintendente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e o diretor de Patrimônio Cultural, Marcelo Sutil.

A capela

A capela foi construída em estilo neoclássico pelo arquiteto italiano Antônio Dallegrave, com um zimbório de bronze cônico e um torre sineira alta. Também há um altar feito de couro e madeira de lei trazidos da Europa, que tem como imagem de maior destaque a Nossa Senhora da Glória, cuja estátua chegou a Curitiba na virada do século 19 para o 20. Ainda foi lá, destacou o prefeito, que começou a devoção de Curitiba à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Nos anos 2000, os herdeiros das famílias Fontana, Veiga e Leão decidiram doar a Capela da Glória para a Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Curitiba. Em 2012, o prefeito Luciano Ducci definiu a edificação como Unidade Especial de Interesse de Preservação.