Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidade sustentável

Com foco na Curitiba do futuro, Greca visita projetos de renovação urbana em Washington

Greca visita projetos de renovação urbana, em Washington. Foto: Divulgação

Em visitas técnicas a projetos de destaque da cidade de Washington, nos Estados Unidos, nesta segunda-feira (4/9), o prefeito Rafael Greca conheceu a experiência de parcerias público-privadas aplicadas no Distrito de Wharf, às margens do Rio Potomac, um corredor de transporte fluvial que parte da capital dos Estados Unidos em direção ao Oceano Atlântico. 

“Neste bairro houve uma reciclagem urbana, uma revitalização dentro dos critérios da sustentabilidade. Tudo feito pelo poder público e a inciativa privada por meio de PPP. Estou começando a pegar essa ideia para a nossa amada Curitiba”, disse Greca.

No roteiro, o prefeito curitibano foi acompanhado da Especialista e Líder de Transportes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ana Beatriz Monteiro, do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; e, da assessora de Investimentos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Ana Cristina Jayme.

"É muito bom, para nós do BID, podermos acompanhar a visita do prefeito de Curitiba a experiências de desenvolvimento urbano aqui em Washington. Curitiba é uma cidade com muito potencial de absorver as experiências internacionais e continuar com o desenvolvimento sustentável e orientado ao transporte coletivo", disse Ana Beatriz Monteiro.

O Distrito de Wharf está em uma área que margeia o Rio Potomac, anteriormente subutilizada, e que foi totalmente revitalizada como parte de um projeto iniciado em outubro de 2017, com a primeira fase finalizada em 2022.

Esta etapa do empreendimento já concluída contempla um mix de estruturas que envolve 14 edifícios, onde funcionam três hotéis, dois prédios de escritórios, dois para aluguel de moradias multifamiliares, dois condomínios de edifícios, um espaço de auditório com 13 mil m² de área, além de coberturas com espaços de entretenimento. A estrutura, completamente integrada ao espaço urbano, oferece amplos espaços de caminhada, bicicletários com bikes de aluguel, fortalecendo o comércio e serviços locais também ligados aos sistemas de transporte fluvial e terrestre.

Mix urbano

No roteiro de visitas do prefeito de Curitiba também estiveram a área NoMa (abreviação de North of Massachusetts Avenue), bairro que fica ao norte do Capitol Hill e ao leste do centro da cidade. É uma das principais vias da região que abriga uma mistura de empreendimentos comerciais e residenciais, incluindo escritórios, apartamentos, lojas, restaurantes e espaços culturais.

A região era um polo industrial e ferroviário que passou por uma significativa revitalização nas últimas décadas. NoMa é servido por diversas linhas de metrô, um local de crescimento com a predominância da ocupação por jovens profissionais e suas famílias que escolheram o local pela proximidade ao centro da cidade e a infraestrutura urbana existente.

Greca também conheceu o Navy Yard, bairro que promove um mix urbano com famílias de baixa e alta rendas, implantado com o suporte de parcerias com ONGs locais e empreendedores privados. O destaque do bairro é o Nationals Park, o estádio de beisebol da equipe Washington Nationals da Major League Baseball (MLB). Além disso, o bairro possui uma variedade de restaurantes, bares, lojas e espaços de escritórios.

O prefeito de Curitiba também esteve on mercado de alimentos Union Market, conhecido pela variedade de barracas, bancas e restaurantes que priorizam produtos locais.

Agenda

Nesta terça-feira (4/9), o prefeito de Curitiba segue a agenda de compromissos em Washington com reunião na National Gallery of Art, onde irá tratar de cooperações entre a instituição e Curitiba, incluindo exposições virtuais e troca de experiências. Também terá reuniões no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com representantes do Setor de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável da Divisão de Habitação e Desenvolvimento Urbano e do Departamento de Infraestrutura e Energia, Agência de Desenvolvimento Econômico e BID Invest sobre eletromobilidade.