O vice-prefeito Eduardo Pimentel assumiu interinamente a Prefeitura de Curitiba na tarde desta nesta sexta-feira (9/11). Ele ficará no cargo até o dia 18/11. O prefeito Rafael Greca representará a cidade no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, o maior evento de cidades inteligentes do mundo.
Na capital catalã, Greca fará a palestra “Transformando cidades através de espaços públicos e áreas verdes”. Ele está entre os cem gestores presentes ao encontro internacional realizado pela Fira Barcelona, uma das mais tradicionais instituições da área na Europa.
A transmissão de cargos se deu após o evento de assinatura da Lei 15.324, de Incentivo à Inovação Tecnológica, no Salão Brasil da Prefeitura. “Agradeço à Câmara pela contribuição ao progresso da cidade. Sigo a Barcelona e deixo a Prefeitura em boas mãos”, afirmou Greca.
A primeira-dama, Margarita Sansone, acompanhou o prefeito na cerimônia da qual também participaram o presidente da Câmara Municipal, Serginho do Posto, e os vereadores Thiago Ferro, Bruno Pessuti, Sabino Piccolo e Rogério Campos.
Agenda
Em Barcelona, o prefeito de Curitiba também fará visitas técnicas a espaços e programas referências em inovação. Durante cinco dias, ele terá contato com projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo.
No dia 13, Greca participa da abertura oficial do Smart City Expo World Congress e conhece os estandes, acompanhado da presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, e do secretário municipal de Finanças, Vitor Puppi. Ele também visitará, no primeiro dia do evento, o Distrito de Inovação 22@, projeto que teve início no ano 2000 e que transformou o degradado e perigoso bairro de Poble Nou em uma área inovadora com espaços humanizados e que atrai startups de tecnologia da informação, comunicação, energia e serviços médicos.
No dia 14, a programação do prefeito começa com a participação dele no debate “O impacto dos eventos Smart City nas cidades-anfitriãs”. Curitiba é a primeira cidade do Brasil a sediar o Smart City Expo, que ocorreu em março deste ano e é organizado pela empresa curitibana iCities. Ao lado de representantes de outros locais-sede pelo mundo, como Buenos Aires, Puebla e Mallorca, Greca irá detalhar como o evento vem contribuindo para que a capital se volte ainda mais para soluções inovadoras que beneficiem toda a população. A segunda edição do evento na capital irá ocorrer nos dias 21 e 22 de março de 2019.
No segundo dia do evento, Greca fará a palestra “Transformando Cidades através de Distritos Verdes e Espaços Públicos” na qual irá reforçar a defesa do patrimônio natural e ambiental como uma das prioridades de sua administração. Também serão apresentadas pelo prefeito as iniciativas curitibanas na área de inovação, como o Vale do Pinhão, o programa de agricultura urbana, o aplicativo Saúde Já e os Faróis do Saber e Inovação.
Horta do Chef
Ainda no dia 14, Greca participa da cerimônia de premiação World Smart City Awards 2018, da qual Curitiba é finalista com o programa Horta do Chef, que incentiva agricultores urbanos a venderem parte dos alimentos que cultivam a restaurantes da cidade.
O Horta do Chef concorre, na categoria Ambiente Urbano, com projetos da Noruega, China, Argentina, Polônia e Estados Unidos. O programa foi selecionado entre mais de 473 iniciativas criadas por governos, empresas, centros de pesquisa e startups de 57 países.
No dia 15, o prefeito acompanha as palestras finais do Smart City Expo World Congress e, no dia 16, conhece a Barcelona Activa, agência de desenvolvimento econômico da cidade e região metropolitana. Desde 1986, o órgão executa políticas de promoção econômica, apoio a empresas e iniciativas empreendedoras e de geração de empregos. Na programação internacional, o prefeito curitibano também está entre os convidados de recepções especiais, como a que será oferecida pelo Governo da Catalunha.