Neste ano, a cerimônia de entrega da Medalha da Ordem da Luz dos Pinhais, a maior honraria concedida pela capital paranaense, homenageou 19 personalidades. O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, fez a entrega na noite de 19 de setembro, na Capela dos Fundadores do Memorial de Curitiba. O evento contou com a presença do vice-governador Darci Piana, da presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, e do secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi.
Na ocasião, a abertura do evento foi marcada pela execução do Hino Nacional, interpretado pelo Coro e Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba. Em seu discurso, Greca ressaltou a conexão da homenagem com os 146 anos de nascimento do escultor João Turin, cuja obra "Homem à Altura dos Pinheiros" inspira a medalha da comenda.
O prefeito explicou que os homenageados devem ser expressão da devoção à cidade, dos ideais que alimentam a vontade de cuidar da terra e da gente, de Curitiba e do Paraná e do Brasil.
“Hoje é antevéspera do 21 de setembro, dia de aniversário do João Turin, o mais criativo dos artistas paranaenses, como revelam as peças expostas nesse salão. A medalha que simboliza a honraria é um homem à medida das Araucárias. Nós, paranaenses, devemos ser mais fortes, mais altos, mais elevados do que as araucárias, que são o símbolo da terra”, afirmou Greca.
Emoção
Em um momento emocionante, Greca dedicou palavras à sua esposa, a primeira-dama Margarita Sansone, falecida em 20 de agosto.
“A grande homenageada é a Margarita, merecedora de todas as medalhas. Ela agora está em páramos tão altos que não se anela mais a nenhuma honra na Terra, mas certamente alfere de Deus a divina benção”, disse o prefeito, visivelmente comovido.
Valores do Manifesto Paranista
O prefeito destacou que os homenageados representam a essência do Manifesto Paranista, de 1927, que exalta as contribuições de indivíduos em prol do Paraná.
“Disse Romário Martins: Paranista é aquele que, em terras do Paraná, lavrou um campo, vadeou uma floresta, lançou uma ponte, compôs uma estrofe, praticou a bondade. Quero dizer que todos aqui preenchem estes requisitos”, afirmou.
Gratidão e emoção
Representando os homenageados, a advogada Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda destacou a relevância da comenda e sua conexão com o trabalho realizado em prol de Curitiba.
“Quero dedicar esta homenagem a todos aqueles que acreditam no poder da união para transformar realidades e que dedicam seu tempo para construir uma cidade melhor, mais digna e justa para o seu povo”, disse Rafaella.
O vice-governador Darci Piana também celebrou a ocasião, enaltecendo o reconhecimento às contribuições para o desenvolvimento da cidade.
“Ela representa a valorização das pessoas que trabalham em prol do Paraná e de Curitiba. Parabéns ao Greca e sua equipe por essas escolhas maravilhosas”, destacou Piana.
Celebração à altura das araucárias
Desde sua criação, em 2018, a Medalha da Ordem da Luz dos Pinhais já foi entregue a 173 personalidades, incluindo o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, laureado nesta terça-feira (10/12). Com design inspirado no Homem Vitruviano de Da Vinci, adaptado para o contexto paranaense, a medalha reafirma o simbolismo das araucárias como um tributo à grandeza e à perenidade das contribuições de seus agraciados.
Conheça os agraciados na cerimônia realizada em setembro, por ordem alfabética:
- Alexandre Gonçalves de Amorim – presidente do Serviço Federal da Processamento de Dados (Serpro)
- Antônio Gilberto Deggerone – presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP)
- Cristian da Costa Rocha - fundador da startup Munai
- Danuta Lisicki de Abreu – coordenadora do Bosque do Papa e representante da Missão Católica Polonesa
- Dulcinéia Novaes – jornalista
- Éder Bublitz - presidente da Centrais de Abastecimento (Ceasa) do Paraná
- Ernani Costa Straube - professor e escritor
- Jacir Venturi – engenheiro civil e professor
- Lázaro Eduardo Santos Neto, CEO da empresa de embalagens Packem
- Luciana de Novaes – delegada da Polícia Civil do Paraná
- Luiz Fernando Tomasi Keppen – presidente do Tribunal de Justiça do Paraná
- MadeiraMadeira - maior loja de móveis e decoração do Brasil - Daniel Scandian, Marcelo Scandian e Robson Privado
- Marcos Amorim – pastor e presidente da Igreja Quadrangular no Paraná
- Pio Francisco de Carvalho, pastor emérito da Comunhão Cristã Abba
- Rafael Maia - sócio e diretor de Relações Institucionais e Novos Negócios da Airpromo
- Rafaella Munhoz da Rocha Lacerda - advogada
- Rodrigo Rederde - delegado do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria)
- Sidnei Lopes de Oliveira - diretor Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Paraná
- Wendell Oliveira – CEO da Ligga