Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Agenda internacional

Greca representa Curitiba e é destaque em seminário do BID sobre mobilidade sustentável em Washington

Prefeito Rafael Greca particia de debate sobre políticas de mobilidade e logística, durante encontro do BID em Washington. Na imagem, a ex-ministra dos Transportes da Colômbia, Ângela Maria Orozco. Foto: Divulgação

O prefeito Rafael Greca foi destaque no seminário do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Presente e Futuro dos Transportes, realizado em Washington (EUA). Ele participou, no final da manhã desta quinta (25/1), do painel Mobilidade Urbana, ao lado da ex-ministra dos Transportes da Colômbia, Ângela Maria Orozco. As discussões foram mediadas pelos especialistas em Transportes do BID, Ana Beatriz Monteiro e Esteban Diez Roux.

Logo na abertura de sua apresentação, Greca afirmou a necessidade de todos, unidos, ampliarmos os esforços por um mundo mais sustentável.

“Neste mundo com duas guerras tão terríveis, nós precisamos desenvolver um sentimento de sustentabilidade, em busca de nossas próprias raízes. Não há planeta B! O mundo precisa de sustentabilidade”, alertou Greca, bastante aplaudido.

O prefeito também defendeu que os governos estaduais e nacional precisam compreender que as ações de sustentabilidade que combatem as mudanças climáticas só acontecem nos municípios, que é onde podem se tornar realidade. Os participantes acompanharam atentos a exposição de Greca sobre a origem da cultura da sustentabilidade de Curitiba, que nasceu na década de 1970 e foi crescendo ao longo dos anos.

“Em Curitiba nós aprendemos desde 1971, com o então prefeito Jaime Lerner, o qual eu sucedi, que a inovação só vale quando se transforma em processo social. É preciso criar uma cultura de inovação. A população precisa compreender a transformação urbana e usufruir e ter a transformação econômica e chegar à transformação cultural”, disse o prefeito.

Ligeirão Norte-Sul

Greca ainda narrou a experiência de colocar em operação a linha 250 do transporte coletivo de Curitiba na semana passada, o Ligeirão Norte-Sul, que liga o Santa Cândida ao Pinheirinho, com a redução de tempo de deslocamento de 15 minutos, 15% menos do que as linhas paradoras.

“Acabamos de entregar para a população a nova linha do BRT Norte-Sul, que percorre 38 km em apenas 50 minutos. Eu recebi uma mensagem de um usuário do sistema elogiando a nova linha, o que mostra que nós acertamos”, disse Greca.

Ônibus elétricos

Além dessa intervenção, a cidade se prepara para mudar a matriz do transporte coletivo, com a implantação de ônibus elétricos no sistema.

O plano de eletromobilidade também integra o Programa de Mobilidade Sustentável de Curitiba, que tem como âncora os projetos das linhas Inter 2, Interbairros II e Leste-Oeste, com financiamentos do BID e do New Development Bank (NDB).

Sem emissão de CO2 e ruídos, o ônibus elétrico é considerado o futuro da mobilidade nas grandes cidades e é uma das principais agendas do município para os próximos anos, dentro do compromisso de reduzir a emissão de poluentes. A meta é que 30% da frota de ônibus de Curitiba seja de emissão zero até 2030, percentual que deve chegar a 100% até 2050.

Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar, no entanto, a partir de junho de 2024. Serão investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus que devem ser integrados à frota do município para circular nas linhas Interbairros II e nos Ligeirinhos.

Hipervisor Urbano

O prefeito curitibano também citou que sustentabilidade num conceito mais amplo é facilitar a vida das pessoas, principalmente no que diz respeito a dar acesso ao cidadão aos serviços da Prefeitura.

Neste contexto, Greca exemplificou que a cidade está implantando o Hipervisor Urbano, uma ferramenta inovadora no suporte ao planejamento. Cérebro da cidade inteligente, o centro de planejamento vai começar a operar em fevereiro de 2024 em instalações anexas ao Ippuc, no edifício que hoje abriga o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI).

“O Cérebro da Cidade Inteligente vai facilitar a gestão de serviços em tempo real e o planejamento de longo prazo. Além disso, desde 2017 nós colocamos Curitiba na palma da mão dos curitibanos, lançando o Curitiba App, onde se pode acessar todos os serviços oferecidos”, exemplificou. 

Energia verde

Em suas considerações finais, o prefeito elogiou a iniciativa do BID em realizar um encontro de alto nível sobre sustentabilidade.

"Eu acredito que o caminho é nós buscarmos a eletromobilidade, a sustentabilidade, a preservação das áreas verdes, a justiça social, e mais ainda: buscarmos uma energia verde, capaz de fazer o mais belo e o mais justo”, finalizou, mais uma vez bastante aplaudido pelos presentes ao evento.

Mobilidade e ecodistritos

Nesta sexta-feira (26/1), o prefeito tem um encontro com especialistas do setor de transportes do BID em Nova Iorque, Ana Maria Pinto, Ana Beatriz Monteiro e Esteban Diez Roux. 

Greca vai apresentar o processo de planejamento e projetos para promover a transição para uma mobilidade sustentável. 
O próximo compromisso do dia será com o chefe da Divisão de Habitação e Desenvolvimento do BID, Tatiana Gallego, e a pauta será a apresentação dos projetos do Ecodistrito Umbará/Ganchinho, Reserva Hídrica do Futuro e Ecodistrito Bacia Rio Belém. 

Acompanham Greca em Washington o secretário de Governo Municipal e presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; a assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Cristina Jayme; e o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza.