O prefeito Rafael Greca prestigiou, nesta sexta-feira (15/12) à noite, a tradicional Festa das Lanternas, no Bosque Alemão, em Curitiba, para celebrar o Dia de São Martinho. Incluso na programação do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023, o evento remonta às tradições germâncias em um cenário repleto de luzes, músicas e muita emoção.
Na celebração, Greca destacou a beleza da festa e o amor à cidade (Curitiba) considerada a mais inteligente do mundo. "Invocamos o santo nome de Deus e pedimos que o novo ano seja tão belo quanto este feliz ano de 2023, que nos concedeu o título de cidade mais inteligente do mundo. Curitiba é inteligente porque tem coração e um profundo sentimento de amor à cidade, e esta é a força motriz que levará a cidade adiante",disse o prefeito Rafael Greca, ao lado da presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro, e o diretor de ação cultural da FCC, Edson Bueno.
Festa cultural
Ao anoitecer, o Oratório de Bach foi palco de uma festa cultural, com grupos folclóricos como o Coral da Sociedade Harmonia, Grupo Folclórico Germânico Concórdia, AlteHeimat e o Tauzgyppe da Associação Thalia, homenageando São Martinho e animando o grande público.
Carlos Hauer, coordenador de etnias da FCC, enfatizou a relevância desses eventos na preservação das raízes familiares e na promoção das tradições que unem as gerações. "Martinho (São) era uma luz na vida das pessoas, e hoje estamos aqui para que todos possam levar essa energia de amor e união para suas casas, vislumbrando o ano de 2024", reforçou.
A caminhada entre o Oratório de Bach e a fachada da Casa Mila foi enriquecida por um contador de histórias, narrando os feitos inspiradores de São Martinho. A presença simbólica do santo, montado em seu cavalo branco, adicionou uma atmosfera mística ao evento ao conectar os participantes com a espiritualidade e a tradição.
Miriam Margarete Weber, professora do grupo infantil AlteHeimat, esteve presente na inauguração do Bosque em 1996, quando tinha apenas 10 anos de idade. Hoje, ela se alegra ao ver como o parque, que um dia ajudou a inaugurar está. "Dá um saudosismo ver ele repleto de curitibanos, de crianças, de famílias. Então, é uma alegria muito grande que representa bem esse símbolo do Natal", destacou.
"O Natal é uma época de celebrar, e nós, descendentes de alemães e dos povos germânicos, buscamos perpetuar essas tradições. A festa das lanternas é uma maneira de trazer essas tradições para as crianças, junto com a cidade de Curitiba", completou ainda a professora Miriam Margarete.
Percurso iluminado
Durante o percurso, as famílias iluminaram o caminho com suas lanternas artesanais, confeccionadas com cuidado e criatividade. Velas e micro lâmpadas de LED transformaram o trajeto em um espetáculo de luzes, simbolizando os bons ensinamentos de São Martinho.
"A interação de todos durante essa caminhada é muito bacana. O período do Natal é um momento de reflexão, onde as pessoas acabam pensando sobre a vida e renovando as esperanças. Aqui ao lado das pessoas esse sentimento fica ainda mais forte" compartilha Caroline Ritz Veiga, com sua filha Alice de 7 meses e o marido, Daniel Ritz Veiga.
De Rancharia, São Paulo, Aparecida Mazzolla e sua cunhada Ana Maria Coleb vieram para Curitiba aproveitar a programação de Natal. Já visitaram o Jardim Botânico e, entre as próximas atrações de destaque, está o Palácio Avenida. "Elogio a cidade pela limpeza e beleza. É muito bonito aqui. Meu sonho era assistir ao Natal de luz das crianças, mas há tantas opções que estou um pouco perdida. Valeu muito a pena a viagem."
A Prefeitura de Curitiba promove o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2023 com o patrocínio das empresas Electrolux, Ligga, Ademicon, Shopping Mueller, O Boticário, Uninter, ParkShopping Barigui, Club Athletico Paranaense, Servopa, Volvo, Hard Rock Café, AirPromo, PUCPR-Marista, Midialand e Banco do Brasil. A decoração poderá ser apreciada até 7 de janeiro. A programação completa do Natal de Curitiba - Luz dos Pinhais 2023 pode ser consultada no site natal.curitiba.pr.gov.br.