Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Exemplo

Formação de professores em Curitiba chama a atenção dos finlandeses

Curitiba já é uma referência em transporte público e em meio ambiente. E agora é também na educação. Foi com essa constatação que a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e o assessor municipal de Relações Internacionais, Rodolpho Zannin Feijó, participaram, no final de maio deste ano, de uma visita técnica a universidades e escolas na Finlândia e na Holanda. Os finlandeses estão interessados em conhecer o modelo curitibano de formação de professores.

“Apresentamos o nosso modelo de desenvolvimento profissional para a Finland University, pois eles consideram nosso programa inovador, especialmente por se basear em pesquisas e constituir-se por meio da Secretaria da Educação. Lá, as formações são restritas ao ambiente universitário”, explicou Maria Sílvia.

Saiba mais

A Secretaria Municipal da Educação tem um Departamento de Desenvolvimento Profissional que se dedica a organizar formações a seus profissionais, além de manter centros exclusivos para esse fim. “Aqui em Curitiba fazemos formações o tempo todo, temos o programa Veredas Formativas. Como diz o prefeito Rafael Greca, nossos Centros de Desenvolvimento Profissionais são escolas que ensinam a ensinar, garantindo a qualidade que ofertamos a nossos curitibinhas”, comentou a secretária.

Desde setembro do ano passado, a Prefeitura de Curitiba mantém acordo de cooperação técnica com a Finlândia, para intercâmbio de profissionais e ações de formação voltadas a professores. No início de 2019, profissionais finlandeses virão à capital do Paraná para conhecer o sistema educacional e a cultura nacional. Em maio, os professores de Curitiba irão à Finlândia para troca de experiências.

“A Finlândia é o país referência em educação para o mundo todo. Foi muito produtivo e interessante conhecer as experiências deles e mostrar as nossas”, disse Maria Sílvia.

Em alta