Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sustentabilidade

Fim de semana: que tal passear com as bikes compartilhadas de Curitiba?

Fim de semana de sol é convite usar as bikes compartilhadas de Curitiba para passear. Na imagem, Julia Luiza Ferraz Moreira e Francieli Costa dos Santos. Curitiba, 21/07/2023. Foto: Hully Paiva/SMCS

Além das lindas flores das cerejeiras, as ruas de Curitiba receberam mais um tom de rosa com a circulação das bicicletas compartilhadas da cidade. Inauguradas na última segunda-feira (17/7), as bicis da empresa Tembici somam às iniciativas municipais de sustentabilidade e diminuição do aquecimento global da Prefeitura de Curitiba.

Mais que um meio de transporte, as bicicletas também são uma opção de lazer para curtir o fim de semana, e a previsão de tempo melhor para este sábado (22/7) e domingo (23/7) é um convite a pedalar. Andar de bike é uma ótima forma de se divertir, seja sozinho, com a família ou com amigos, e traz inúmeros benefícios para a saúde, como diminuição do estresse, melhora na condição cardíaca e fortalecimento muscular.

A estudante Julia Luiza Ferraz Moreira, de 22 anos, e a professora de educação infantil Francieli Costa dos Santos, também de 22 anos, já estão aproveitando. Na terça-feira (18/7), elas fizeram quatro corridas de uma hora e nesta sexta-feira (21/7) foram até o Parque Barigui para curtir ainda mais. 

"Andar de bicicleta é muito libertador. E mexer no aplicativo para usar as bicicletas é fácil e rápido", comenta Francieli.

 

Facilidade e economia

As bicis compartilhadas são uma solução para quem não pode investir em uma ou não quer se preocupar com espaço para guardá-la e com transporte. Para a psicóloga Simone Resende, a facilidade é mesmo o maior atrativo. “Eu não preciso me preocupar em colocar a bicicleta no carro quando quero ir até o parque pedalar, pois elas já estarão nas estações do local”, disse.

As bicicletas também são uma boa opção para turistas, que podem conhecer a cidade em cima de duas rodas.

Como funciona?

As bicicletas públicas funcionam em um sistema de estações fixas e são liberadas por um aplicativo no celular disponível nas plataformas Android, pela GooglePlay, e iOS, na Apple Store.

No aplicativo, o usuário precisa realizar um cadastro simples e escolher um dos planos ofertados: avulso, diário, mensal e anual, com valores que variam de R$ 5,99 a R$ 249,99. Os dez primeiros dias são gratuitos.

No momento, estão disponíveis 250 bicicletas em 20 estações, distribuídas em diversos endereços da cidade, mas a expectativa é aumentar a abrangência e o número de bicis. Clique aqui para acessar o mapa e obter mais informações.