A Fundação de Ação Social (FAS) mantém os serviços para a população durante o período de vigência do decreto municipal que determinou a bandeira amarela na cidade. Os dez Núcleos Regionais instalados nas Ruas da Cidadania funcionam das 8h às 18h.
O horário de atendimento dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) - porta de entrada para os serviços da assistência para as famílias em vulnerabilidade - é das 8h às 17h.
Nos Cras, a população pode solicitar alimentos, produtos de higiene pessoal e limpeza e outros itens que possam ser atendidas pelo Programa Disque Solidariedade. O monitoramento das famílias acompanhadas pelos Cras se mantém remotamente.
Neste período, a inscrição e atualização do Cadastro Único nos Cras serão feitas apenas em casos de urgência avaliados pelas coordenações das unidades. O serviço de busca ativa de famílias continua suspenso.
Cadastro Único
Para ampliar o acesso a benefícios sociais, a inscrição de famílias em situação de vulnerabilidade social no Cadastro Único também pode ser feita nas unidades do Sistema Nacional do Emprego (Sine) das regionais Bairro Novo, Boa Vista, Cajuru, Tatuquara, Pinheirinho e Fazendinha.
E, ainda, nas centrais regionais do CadÚnico, instaladas nas Ruas da Cidadania da Matriz e Pinheirinho. O atendimento nas duas centrais acontece das 8h às 17h e também precisa de agendamento prévio pelo site agendaonline.curitiba.pr.gov.br ou pelo site da FAS, clicando no banner digital Informações e Agendamento Cadastro Único (https://fas.curitiba.pr.gov.br/conteudo.aspx?idf=201).
Garantia de direitos
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que atendem pessoas com direitos violados, também mantêm o funcionamento das 8h às 17h. O atendimento presencial continua para situações ligadas a solicitações emergenciais, de procura espontânea e de demandas que chegam aos canais de denúncia, como a Central 156, Disque Idoso Paraná e Disque 100, do governo federal.
O atendimento dos Conselhos Tutelares, responsáveis pela garantia de direitos de crianças e adolescentes, continua inalterado.
As unidades de acolhimento institucional, nas modalidades abrigo e casa de passagem, funcionam 24 horas, todos os dias. Continuam suspensas as visitas para o acolhido.
Abordagem social
A abordagem social à população em situação de rua permanece 24 horas, todos os dias, por busca ativa ou atendimento a solicitações que chegam à Central 156.
Os Centros de Referência Especializados para a População em Situação de Rua (Centros POP), que antes da pandemia funcionavam durante o dia, continuam a atender 24 horas para garantir que os usuários não precisem voltar para as ruas e possam ficar protegidos do novo coronavírus.
O serviço de acolhimento à população em situação de rua funciona em quatro modalidades: para pessoas que não apresentam sintomas de gripe ou covid-19, para aquelas com maior risco de contrair o novo coronavírus, para quem apresenta sintomas da covid e precisam de repouso para recuperação e, por fim, para aquelas que foram diagnosticadas com a doença e têm indicação médica de isolamento.
Trabalho e emprego
Desde junho, as dez unidades municipais do Sistema Nacional do Emprego (Sine) voltam a oferecer atendimento presencial aos trabalhadores. Para ser atendido em um dos Sines, que funcionam das 8h às 12h e das 13h às 17h, o cidadão precisa antes agendar o serviço no site agendaonline.curitiba.pr.gov.br.
Mesmo com o retorno do atendimento presencial, o trabalhador pode acessar todos os serviços ofertados pelo Sine de forma on-line pelo computador ou celular.
Para consultar vagas de emprego, basta entrar no Portal Emprega Brasil ou usar o aplicativo Sine Fácil.
Para fazer a solicitação do benefício do seguro-desemprego, o trabalhador deve baixar o aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Os dois apps estão disponíveis para aparelhos de celular com sistema Android e IOS.
A busca por vagas de emprego pode ser feita também pelo site da Prefeitura de Curitiba, neste link.
Desde o início da pandemia, o trabalhador pode tirar dúvidas por meio de um email criado pela FAS. É o atendimentosine@curitiba.pr.gov.br.