Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Proteção social

FAS acolhe 22 pessoas com alta hospitalar e em situação de abandono

 

A Fundação de Ação Social (FAS) fez a transferência para casas de apoio e instituições de longa permanência (ILPIs) de 22 pessoas, a maioria idosos, que estavam internadas e com alta hospitalar. A medida garante acolhimento e proteção integral ao grupo e também contribui para a liberação de leitos hospitalares neste momento de pandemia do novo coronavírus.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que as pessoas estão sendo acolhidas em cinco instituições, com as quais a fundação já havia estabelecido parceria e contratado novas vagas emergenciais.

“São adultos e idosos com necessidades e graus de dependência complexos, em situação de abandono e sem suporte familiar para retorno às suas casas, no entanto com avaliação positiva da Secretaria Municipal da Saúde para alta hospitalar”, diz Vilaruel.

A transferência foi articulada com a Secretaria Municipal da Saúde e acompanhada por técnicos da FAS. Os pacientes atendidos estavam internados nos hospitais universitários Cajuru e Evangélico Mackenzie, Hospital Municipal do Idoso, Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e na Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) Pequeno Cotolengo.

A medida atende o Decreto Municipal nº 421/2020, que estabeleceu situação de emergência em saúde pública em Curitiba em função da covid-19.

Em alta