O Natal é um momento especial para todas as famílias e em 2024 será ainda mais marcante para moradores e moradoras que foram atendidos pela Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), pois pela primeira vez celebrarão a data em sua casa própria, após viverem por anos em situação de vulnerabilidade social em locais de risco.
A dona de casa Karine de Fatima Rocio, 31 anos, recebeu em agosto a sua casa nova no Moradias Parati (CIC), após enfrentar alagamentos e outros problemas durante toda a vida na Vila Betel, uma ocupação irregular no Cajuru. Ela mora com os três filhos e está animada em pela primeira vez receber seus familiares para a ceia de Natal.
“Convidei a mãe, meus irmãos, minha comadre, tios, vamos celebrar esse momento feliz. No início do mês já comecei a procurar os enfeites, pisca-pisca, montei o pinheirinho para ficar bem no clima do Natal. Estou ansiosa por viver essa experiência porque em nossa casa antiga eu nunca convidava ninguém, as condições eram ruins”, conta Karine.
O Moradias Parati é formado por 25 casas térreas, equipadas com painéis fotovoltaicos do programa Cohab Solar, que reduzem as contas de luz e colaboram com o meio ambiente ao utilizar uma energia não poluente. Karine conta que a vida mudou bastante desde que se mudou para o conjunto do programa habitacional do município.
“Hoje vivemos outra realidade, sem ter medo quando chove. Temos uma casa boa graças ao apoio da Cohab, somos muito gratos. Aqui meus filhos serão criados com uma estrutura melhor. Será um Natal inesquecível”, diz, empolgada.
Emoção
O sentimento de viver algo novo será igualmente experimentado por outra dona de casa, Gabriele Costa, de 25 anos. Transferida no mesmo mês de agosto para o Moradias Parati, assim como Karine, ela também receberá pela primeira vez os familiares na noite de Natal.
“É uma emoção grande, como viver um verdadeiro sonho. Poder realizar a ceia em minha própria casa, ter orgulho de receber os parentes, primos, noras, tias. É algo que nem imaginava anos atrás. Sentimento de muita gratidão, era tudo que a gente queria”, ressalta ela, que mora com o marido e a filha Ana Laura, de 6 anos, que nasceu com atrofia muscular espinhal e necessita de acompanhamento constante.
A nova casa é bem localizada, próxima da unidade de saúde, bem servida por linhas de ônibus e outros equipamentos comunitários. O que facilita para a família no acompanhamento médico da Ana Laura. “Além da casa ser boa, é um lugar muito bom, tem tudo por perto, isso ajuda bastante no dia a dia”, afirma Gabriele.
Fundo de Habitação
O Moradias Parati representa investimentos de R$ 2,8 milhões, recursos oriundos do Fundo Municipal Habitação de Interesse Social (FMHIS), que teve um incremento importante em sua receita após a alteração na Lei de Outorga para transferência de potencial construtivo. Atualmente são mais 56 unidades em obras e outras 400 em projetos a serem iniciados.
“A ampliação da verba do Fundo de Habitação é um legado da gestão Rafael Greca e Eduardo Pimentel. Possibilitando que mais famílias tenham a sua dignidade resgatada, com novas moradias, deixando para trás as áreas de risco”, ressalta o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
O Natal é um momento de união e renovação. As casas novas do programa habitacional do município tornam o ano de 2024 memorável, pois representam um novo capítulo na história dessas famílias, que passam a ter um lar para celebrar suas conquistas e sonhos.