Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Cidadão pediu, Prefeitura atendeu

Fala Curitiba transforma em obras as demandas mais importantes da população

Fala Curitiba tem resultados com benfeitorias. Na foto: o casal Célia e Hugo Daubermann. Curitiba, 02/04/2025. Foto: Valquir Aureliano/SECOM

Mais de 600 obras realizadas pela Prefeitura, ou que estão em execução por toda a cidade, são resultado do esforço dos moradores organizados em comunidades de bairros. Elas começaram a sair do papel em 2017, com a primeira edição do Fala Curitiba - a consulta pública anual em que a população sugere benfeitorias de interesse coletivo e, no final, vota nas que julgar prioritárias. As mais votadas passam a integrar a Lei Orgânica Anual (LOA), o que significa garantia de execução. Algumas podem ser vistas na Regional Cajuru.

Foi participando do Fala Curitiba – que está para encerrar a primeira etapa de 2025 – que os professores aposentados Célia e Hugo Daubermann contribuíram para a revitalização do entorno dos colégios estaduais Professora Maria Aguiar Teixeira e República Oriental do Uruguai e do Centro de Artes Guido Viaro. Esses estabelecimentos ficam entre as ruas Francisco Mota Machado e Presidente Affonso Camargo, no Capão da Imbuia.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Célia Daubermann, professora aposentada.


Segundo a educadora, que participa da consulta pública desde a primeira edição, valeu o esforço. “Melhorou a circulação e a segurança de pedestres e veículos e o lugar ficou mais bonito. Participar faz a diferença porque a Prefeitura fica sabendo o que, na nossa opinião, é preciso fazer, vem e faz”, diz. Além de asfalto, a região ganhou calçadas em paver e paisagismo.

Fala Cajuru

No bairro Cajuru, o comerciante João Lima passou por experiência semelhante ao conseguir, com vizinhos, a aprovação da revitalização do córrego que passa pela Rua Doutor Estevam Ribeiro de Souza Netto. Com isso, resolveu o antigo problema de alagamento das casas situadas ao longo da via.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


João Lima, comerciante.

“Os técnicos da Prefeitura nos ajudaram a colocar o pedido no papel, a traduzir o nosso desejo. Além da canalização e limpeza, ganhamos asfalto, calçadas ao longo do córrego e mureta de proteção. Foi um ganho fenomenal”, diz Lima sobre a obra, que já foi aprovada no primeiro teste. “No começo do ano, choveu demais em um dia. O nível da água subiu e escoou rapidinho. Nem se compara com a dor de cabeça que era antes”, argumenta.

Fala Curitiba pela cidade toda

Para conhecer o que a Prefeitura já fez e está fazendo em cumprimento das prioridades eleitas na consulta pública anual e acompanhar a implantação de cada uma, basta entrar no site do Fala Curitiba e clicar na área Prioridades, Andamento e Informações. Lá estão as demandas organizadas por ano e, dentro de cada ano, os pedidos dirigidos às dez regionais administrativas em que a cidade se divide.

Veja, abaixo, alguns exemplos.

Fala Boa Vista

Para atender ao pedido dos moradores do Bairro Alto, na Regional Boa Vista, a Prefeitura de Curitiba implantou uma rede de galerias de águas pluviais na Rua Jornalista Alceu Chichorro. O objetivo foi ampliar o sistema de drenagem do local e evitar os alagamentos recorrentes. A obra também foi uma das cem prioridades eleitas no Fala Curitiba.

A aposentada Sueli Cortiano conta que nem dormia quando chovia forte, com medo de que a casa fosse inundada. “Nós participamos em 2023. Nos reunimos e a sugestão foi aprovada. Em 2024, a Prefeitura já fez a obra. Ficou muito bom, eu sou muito grata”, conta. 

Fala Bairro Novo 

A síndica Zurene Pacheco, que mora no condomínio residencial Parque Iguaçu II, no Ganchinho, avalia que obras importantes para a comunidade foram aprovadas com a participação na consulta pública.

“É uma ferramenta de cidadania que temos à disposição”, define, ao se referir a diversas conquistas. Entre elas estão a futura unidade de saúde que entrou na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para este ano, o Parque Linear e uma nova creche, entre outras benfeitorias garantidas. “São grandes conquistas da nossa comunidade que mostram a força do diálogo e da participação”, frisa. 

Fala Tatuquara

Para o Tatuquara, o Fala Curitiba garantiu conquistas como a linha de ônibus 707-Tatuquara/Centro. É uma ligação direta entre o Terminal Tatuquara e a Praça Rui Barbosa, com integração na estação-tubo Linha Verde. Com trajeto de quase 47 quilômetros, a linha transporta mais de 14 mil pessoas por dia.

Na área da Educação, os moradores do Tatuquara também têm muito a comemorar. Isso porque a participação na consulta pública resultou na construção da Unidade de Educação Integral (UEI) do bairro de mesmo nome, na Rua Delegado Bruno de Almeida, e a revitalização Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vó Anna, na Rua Ernesto Germano Francisco Hannemann.