Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Consultas públicas

Fala Curitiba on-line começa a ouvir a população na segunda-feira

 

O programa de consultas públicas Fala Curitiba começa na próxima segunda-feira (1/3) com votação online pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br e por formulários disponíveis nas regionais. A população poderá indicar os temas prioritários de Curitiba para a composição das leis de orçamento da cidade.

Nesta primeira fase serão definidas prioridades para o Plano Plurianual (PPA) para o período de 2022 a 2025 e para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que determina as prioridades para o ano de 2022.

“O Fala Curitiba deste ano terá na sua primeira fase uma indicação dupla, para compor o PPA e para compor a LDO. São sugestões para melhoria da cidade nos próximos quatro anos”, ressalta Alexandre Matschinske, presidente do Imap, órgão gestor do programa.

 

Como funciona

O prazo para as sugestões começa nesta segunda-feira e vai até dia 31 de março. Cada cidadão pode escolher até três temas que considera prioritários para o PPA e cinco temas para a composição da LDO.

O sistema de votação é prioritariamente online pelo portal fala.curitiba.pr.gov.br, com acesso para computadores e smartphones, e também há formulários disponíveis para preenchimento manual nas dez administrações regionais.

No mês de maio começa a segunda fase do programa, com o detalhamento das demandas apontadas pela população e a indicação dos temas para o orçamento da cidade em 2022.

Edições anteriores

Criado em 2017, o programa Fala Curitiba já supera a marca de 45 mil participações entre presencial e online, 253 reuniões presenciais que contaram com a participação de 19.753 pessoas e que produziram 144 mil sugestões para a cidade. Os temas mais solicitados pela população em 2020 foram, por ordem de pedidos, Pavimentação, Segurança, Iluminação Pública e Saúde.

Todas as sugestões, eleitas ou não, são avaliadas pelos órgãos responsáveis.

Asfalto

O programa também costuma receber demandas relacionadas a asfalto e pavimentação. Neste caso, as ruas que precisam de novo revestimento devem ser indicadas a partir de maio no portal fala.curitiba.pr.gov.br, no tema Obras.

As mais indicadas irão para análise do setor responsável para possível execução. Já os pedidos de manutenção, como tapa-buracos e sinalização, devem ser solicitados pelo aplicativo Curitiba 156, pelo portal central156.org.br ou pelo telefone 156.