Estudantes egressos de escolas públicas de Curitiba, matriculados em unidades do município ao longo do Ensino Fundamental, foram destaque no último Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio, que busca avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil, além do desempenho em vestibulares de universidades públicas.
São 141 ex-estudantes entre os três primeiros lugares: 78 aprovados em 1º lugar, 50 em 2º e 13 aprovados em 3º lugar.
No topo da lista estão ex-alunos que conseguiram 50 primeiros lugares na Universidade Federal do Paraná (UFPR). E na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foram mais 28 primeiros lugares.
Entre as conquistas estão os primeiros lugares nos cursos de Educação Física e Design Gráfico da UTFPR e o primeiro lugar em Engenharia Mecânica da UFPR.
A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca a relevância desse resultado.
“A qualidade do ensino da rede municipal, a alfabetização nos anos iniciais, proporciona uma base sólida de saberes, que dá suporte à trajetória futura dos estudantes”, pontua a secretária.
A rede municipal tem 230 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 185 escolas, 33 Faróis do Saber e Inovação com impressoras 3D, entre outros equipamentos, e atende crianças de zero a cinco anos e estudantes do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, sendo a maior parte do 1º ao 5º ano (Fase I).
Ideb
Referência no ensino público municipal, Curitiba teve, em 2020, novo crescimento no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), principal indicador da qualidade da educação no País.
O Ideb das escolas municipais para os anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) passou de 6,4 para 6,5. A cidade também atingiu a meta estabelecida pelo Ministério de Educação (MEC) de 6,5.
Os dados são referentes ao ano de 2019 e foram divulgados em setembro passado pelo Ministério da Educação.
Com este desempenho, Curitiba continua com o melhor ensino público do país entre as capitais com mais de um milhão de habitantes.
Os resultados do Ideb são importantes para que as escolas possam analisar e qualificar os dados coletados pelo Inep e assim planejar e aplicar novas estratégias e ações
Com a análise dos dados é possível, por exemplo, constatar onde estão os avanços ou a dificuldade dos estudantes e, a partir daí, reformular ou potencializar a formação dos professores na área.
Em Curitiba, também são utilizados os dados coletados por meio da Prova Curitiba, instrumento próprio da secretaria para balizar as políticas educacionais.