Os curitibinhas têm até o dia o próximo dia 13 para participar do concurso que escolherá o nome da gralha azul mascote do programa Curitibinhas na Inclusão, Bullying Não!. O concurso foi lançando em outubro como reforço às ações de combate ao bullying nas unidades da rede municipal de ensino.
O resultado será divulgado no dia 16 pela Secretaria Municipal da Educação.
“A mascote espalha as sementes de esperança, respeito, equidade, bondade, amizade e tolerância a todos os curitibinhas de nossas escolas. Porém, ainda não tem um nome, então decidimos que ninguém melhor que os estudantes para escolher como chamá-la”, explica a diretora do Departamento de Inclusão e Atendimento Educacional Especializado, Gislaine Coimbra Budel.
Cada escola de Ensino Fundamental poderá sugerir um nome para a gralha. As sugestões serão avaliadas pro uma comissão julgadora que levará em conta criatividade e originalidade.
Bullying não
O programa tem material próprio e busca sensibilizar os estudantes da rede por meio da reflexão e da execução de medidas educativas. A proposta também tem por objetivo despertar nos estudantes e profissionais da Educação um olhar mais sensível para identificar traços de possíveis agressões, contribuindo para a prevenção.
Incubadora da Gibiteca
Todos os personagens que compõem a publicação foram criados pelos desenhistas e estudantes da incubadora da Gibiteca de Curitiba. O trabalho foi coordenado pelo desenhista Fúlvio Pacheco (coordenador da Gibiteca) e pelo professor Marcelo Lopes, e contou com a participação dos estudantes Daniel Fabro Gomes, Guilherme Gomes dos Santos, Alexandra Giovanna Camarosk, Yeda Vitória Nunes dos Santos, Vinícius Floriano Loures Martins e Eduardo Rissette Schiebe.