A estação-tubo Cajuru, na Rua Engenheiro Costa Barros, no Cajuru, será desativada temporariamente a partir desta segunda-feira (15/4), nos dois sentidos da via. Os passageiros deverão utilizar as paradas próximas – Teófilo Otoni ou Catulo da Paixão Cearense - para embarque e desembarque.
A retirada das duas paradas acontece para o avanço das obras (Lote 4.1) do Ligeirão (BRT) Leste/Oeste.
Durante a obra, que envolve pavimentação e calçadas, as linhas de ônibus 302 - Centenário/Rui Barbosa e 303 Centenário/Campo Comprido serão desviadas, neste trecho, para as vias lentas ao lado da canaleta, em ambos sentidos.
A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital, colocou cartazes nos pontos da linha e dentro dos veículos informando sobre a mudança.
Sobre a obra
Na altura da estação-tubo Cajuru será feito pavimento de concreto na canaleta de ônibus e realizada a manutenção do asfalto da via lenta (pelo método de fresa e recape). Nova calçada em concreto com faixa acessível, seguindo um planejamento de vanguarda que prioriza o pedestre na ocupação do espaço urbano, sinalização e iluminação em LED completam a transformação.
A previsão é de que os serviços durem aproximadamente cinco meses. Paralelamente, seguem as obras no entorno da estação-tubo Antônio Meireles Sobrinho, desativada em janeiro e que também está endo requalificada.
“Neste ponto será feito o alargamento da canaleta para possibilitar a ultrapassagem dos ônibus. Os trabalhos estão na parte de escavação para a implantação do novo pavimento”, explica Rodrigo Araujo Rodrigues, secretário municipal de obra públicas.
Também passarão pela intervenção neste lote de obra as estações-tubo Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense.
As obras são coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), a partir de projeto do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Obras escalonadas
Da mesma forma como foram executadas as obras nas avenidas República Argentina e Winston Churchill, para a expansão do itinerário o Ligeirão Norte/Sul, a execução das intervenções acontece de forma escalonada para não prejudicar os passageiros.
Enquanto uma estação é fechada para ser remodelada, desalinhada e o pavimento alargado e requalificado, a estação subsequente permanece funcionando normalmente.
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, financiado pelo NDB. No total, serão investidos U$ 75 milhões, além de contrapartidas do município para a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba.
As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.