A chuva que caiu na tarde de sábado (11/01) em vários bairros de Curitiba não desanimou o público a comparecer às atividades do primeiro Viva o Sábado de 2025. O retorno da programação gratuita movimentou piscinas e quadras esportivas de 11 centros da Prefeitura de Curitiba, vinculados à Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), espalhados pela cidade.
No Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser, na Praça Oswaldo Cruz, no Centro, houve quem jogasse paddle debaixo de chuva e a piscina, coberta e aquecida, ficou lotada. “Está cheio. Tem bastante gente nova e muita criança”, observou a guarda-vidas Joyce Fernanda Groth, que trabalha no local desde o ano passado. Ela está familiarizada com o público, formado por pessoas que vão treinar na raia livre e famílias que só querem oferecer lazer grátis e qualidade aos filhos.
Aquecida, coberta e de graça
Foi o caso da enfermeira paraense Ana Carolina Ferreira do Nascimento, que nunca tinha participado do “Viva o Sábado” e garantiu duas das 200 vagas para a piscina coberta e aquecida da Praça Oswaldo Cruz.
“Deu certo de me inscrever na mesma semana em que fiquei sabendo, pelas redes sociais, que poderia vir e trazer minha filha”, disse. Ela é mãe da capixaba Gabriela, que tem 4 anos e vive em Curitiba desde os 4 meses de vida.
O casal de namorados Hugo Marin e Bárbara Rodrigues já conhecia o programa mas nunca tinha estado na piscina da Praça Oswaldo Cruz. “Eu já tinha nadado no Centro de Esporte Avelino Vieira e, hoje, estou dando força para a Bárbara nadar também”, disse Hugo, que é empresário. Ela é auxiliar financeiro.
Com apenas 13 anos, o estudante Miguel de Almeida perdeu a conta de quantas vezes aproveitou o Viva o Sábado e brincou na piscina do CEL Dirceu Graeser. “Só não venho mesmo se estiver chovendo muito ou se eu estiver doente”, contou o garoto, que vem do Campo Comprido e está sempre acompanhado por pessoas da família. Desta vez, compartilhou a piscina com a mãe, a autônoma Ana Jaqueline Muhlstebk, e a irmã Ana Clara, de 9 anos.
Vem mais por aí
Para o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Euler de Freitas Silva Júnior, o Viva o Sábado é a materialização da democracia e está alinhado ao compromisso do prefeito Eduardo Pimentel em ampliar cada vez mais o acesso dos curitibanos às atividades de esporte e lazer. "Colocamos à disposição do público uma vitrine que apresenta parte de tudo o que oferecemos, nos bairros de Curitiba, para a população de todas as idades”, disse.
No próximo sábado (18/01) tem mais. Para participar, basta se cadastrar a partir da terça-feira que antecede o sábado de atividades. Cada pessoa poderá levar outras três, que também têm que estar cadastradas no e-Cidadão e no Guia Curitiba.
As piscinas - cobertas e aquecidas - ficam abertas das 13h30 às 17h30, enquanto os demais espaços ficam disponíveis das 13h às 18h.