Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Carnaval 2013

Ensaios das escolas de samba são abertos ao público

Curitiba tem carnaval e a população corresponde. Para se certificar disso, basta acompanhar os ensaios das escolas de samba, a animação do cortejo real, o sucesso do bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis e preparativos de pessoas como o povo do Botão – da Ex-cola de Samba Unidos do Botão – e a turma do rock, para o Psycho Carnival e o Zombie Walk. Foto: Luiz Cequinel (arquivo)

A dez dias do início do carnaval, a mobilização para a festa ganha corpo em muitas comunidades de Curitiba. É o momento de colocar na rua o resultado de um trabalho que se estendeu ao longo de todo o ano e que, sem que boa parte da população tome conhecimento, motiva e anima muita gente. Basta acompanhar os ensaios das escolas de samba, a animação do cortejo real, o sucesso do bloco pré-carnavalesco Garibaldis e Sacis e preparativos de grupos como o povo do Botão – da Ex-cola de Samba Unidos do Botão – e a turma do rock, para o Psycho Carnival e o Zombie Walk.

O desfile das escolas de samba, no sábado, é apenas o final de um trabalho realizado ao longo de meses por um conjunto de pessoas que, por meio do carnaval, ajudam a movimentar a economia. Quem vê o desfile na Avenida Cândido de Abreu nem sempre tem ideia de quanto o resultado custou em esforço, entusiasmo, paciência e horas vagas – ou dedicação total – dos integrantes e simpatizantes de cada agremiação.

A força da comunidade, expressa nos desfiles, pode ser vista também nos ensaios dos blocos e escolas de samba – um bom programa para quem procura diversão diferente na noite curitibana.

A partir de hoje, uma série de reportagens vai mostrar o perfil de algumas das pessoas que fazem o Carnaval de Curitiba e falar da motivação que leva, às vezes, a largar tudo o mais por um sonho de carnaval. Pessoas como Jean Carlos Gomes, segundo porta-bandeira da Leões da Mocidade, que durante o ensaio confessou, sem qualquer ponta de remorso: “Larguei tudo há quatro semanas – trabalho, família. Porque carnaval pra mim é tudo”.

Serviço: 

Confira as datas, locais e horários dos ensaios abertos ao público:

Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Azul
Enredo: O Reino Encantado do Carnaval
Compositor: Silvio Costa “O Turco”
Carnavalesco: Ricardo Garanhani
Ensaios: Rua Waldemar Cavanha, 2000 - Fazendinha, Associação Amafemo - ao lado do Estádio de Futebol Algaci Túlio. De quinta-feira a sábado, das 19h a zero hora e domingo, das 16h às 22 horas. 

Sociedade Recreativa, Beneficente e Cultural Escola de Samba Leões da Mocidade
Enredo: Kolody para o Mundo, Helena para os Amigos- Centenário Dedicado à Poesia.
Compositores: Heitor Hedeke, Marcos Mano e Marquinhos da Engenhoca
Carnavalesco: Kauê Miron
Ensaios: Rua Anne Frank, 5421- Boqueirão. De quarta-feira a sexta-feira, a partir das 20h30. Não haverá ensaio na sexta-feira, 8 de fevereiro.

Sociedade Cultural Carnavalesca Embaixadores da Alegria
Enredo: Hoje Tem Palhaçada? Tem Sim Senhor... A Embaixadores é Só Alegria!
Compositor: Ernani Rodrigues
Carnavalesco: Almir Jr.
Ensaios: CTG do Conjunto Residencial Buriti, na Rua Professor Ulisses Vieira, esquina com Adalberto Gil da Silva - Fazendinha. Às sextas-feiras e sábados, das 20h às 23 horas.

Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Acadêmicos da Realeza
Enredo: Salve Jorge, O Santo Guerreiro
Compositores: Digão, Polaco, Mainovo e Diogo
Carnavalesco: Felipe Guerra
Ensaios: Arena das Mercês- Rua Dr. Roberto Barroso, 1190- Bom Retiro. Às terças e quintas-feiras, das 19h às 22 horas.

Grêmio Recreativo Beneficente Escola de Samba Os Internautas
Enredo: “O Mundo Mágico de Pinhais”
Ensaios: Escola Municipal Clementina Cruz, Rua Guilherme Weiss, s/nº, em frente ao Posto de Saúde – Pinhais. De segunda a sábado, a partir das 17 horas.

Bloco Carnavalesco Derrepent
Samba tema: Nas Cores do Arco-Íris
Autor: Mário Sérgio Barbosa
Ensaios: Rua Almirante Gonçalves, 202. Quinta-feira, 7 de fevereiro, com escolha da “Garota Derrepent” e sexta-feira, 8 de fevereiro, a partir das 19 horas. 

Em alta