Os moradores da Regional Portão agora contam com dois novos espaços que ofertam serviços socioassistenciais e cursos de capacitação profissional para a população em situação de vulnerabilidade. São o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Liceu de Ofícios e Inovação Santa Quitéria, inaugurados pelo prefeito Eduardo Pimentel nesta quinta-feira (10/4), quando ele completou 100 dias de gestão.
“O que está sendo entregue aqui hoje é o cuidado com o cidadão, o que é a nossa missão: minha, como prefeito, e de todos os servidores da Prefeitura”, disse Eduardo Pimentel. Ele parabenizou a iniciativa de unir em um só espaço serviços da assistência social e do trabalho e emprego, coordenados pela Fundação de Ação Social (FAS) e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, respectivamente.
“A FAS tem a missão de cuidar de quem mais precisa, no acolhimento, no acompanhamento e no encaminhamento. E aqui é um lugar de tirar as pessoas da vulnerabilidade, de dar oportunidades”, ressaltou Eduardo. Para complementar o atendimento à população, o Liceu de Ofícios e Inovação oferece a qualificação profissional, importante para o acesso ao mercado de trabalho e promoção da inclusão social.
Eduardo Pimentel inaugurou os dois espaços ao lado do diretor de Relações do Trabalho, Antônio Sérgio da Silva Bento, que representou o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, do presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, do secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, e do administrador da Regional Fazendinha/Portão, Rodrigo Reis.
Assistência social
O Cras e o Liceu de Ofícios ficam na Rua Professor Fábio de Souza, esquina com a Rua Ulisses Vieira. O imóvel, que antes servia como unidade de acolhimento institucional para mulheres vítimas de violência, passou por uma ampla reforma, com investimento de R$ 133,4 mil.
As obras incluíram adequações estruturais, como a abertura de paredes para melhorar a iluminação natural, novo espaço de recepção, instalação de toldo, além de melhorias elétricas e hidráulicas.
O Cras
O Cras funciona no andar térreo do prédio e substitui o Cras Fazendinha, desativado em dezembro de 2024. Com um ambiente mais acolhedor e estruturado, a unidade oferece atendimento mensal a cerca de 1.300 pessoas em situação de vulnerabilidade social, referenciando mais de 7.400 famílias no Cadastro Único dos bairros Fazendinha, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Campo Comprido.
“Esse é um espaço onde se faz o Cadastro Único, se concede benefícios sociais e se oferta serviços que fazem a prevenção de situação de vulnerabilidade social”, explicou o presidente da FAS. Entre os serviços disponíveis estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças, adolescentes e pessoas idosas, e o Serviço de Proteção Social Básica no Domicílio para Pessoas com Deficiência e Idosas.
Durante a cerimônia de inauguração, o prefeito ganhou coelhos de Páscoa artesanais feitos pelas idosas do grupo de SCFV Prosa e Arte. Em EVA, cobertos de purpurina e recheados com pequenos ovos de chocolates, os coelhos foram entregues para presentear os filhos de Eduardo.
O Liceu
No andar superior, o Liceu de Ofícios e Inovação Santa Quitéria oferece cursos gratuitos de capacitação profissional, oficinas, palestras e orientação profissional. O espaço conta com um laboratório equipado para cursos na área da beleza, além de ofertar serviços do Sine Curitibano, aproximando ainda mais os cidadãos das oportunidades do mercado de trabalho.
Com esta nova unidade, Curitiba passa a contar com dez Liceus de Ofícios. Juntos, esses espaços oferecem 545 vagas distribuídas em 28 salas de aula nas dez regionais da cidade.
Presenças
Participaram da inauguração as vereadoras Rafaela Lupion e Sargento Tânia Guerreiro, o diretor de Qualificação e Relações do Trabalho da SMDEI, Fabiano Vilaruel, a coordenadora Simone Naldony, e a presidente da Associação dos Moradores Jardim Santos Andrade, Rosenilda de Paula.
A FAS foi representada ainda pela superintendente executiva, Melissa Cristina Alves, a diretora de Proteção Social Básica, Cintia Aumann, o diretor administrativo, Eduardo Prodossimo, a chefe de gabinete Lalini Moreira Chiarello Piasson, a supervisora do Núcleo da FAS Portão, Kátia Melissa Roden da Silva, a coordenadora do Cras Santa Quitéria, Fabíola de Paula Garcia Gomes.