O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, encerrou a agenda de compromissos nos Estados Unidos nesta segunda-feira (1º/5), com reunião na prefeitura de Chicago, onde conheceu detalhes do Retrofit Chicago Energy Challenge (RCEC), programa modelo em eficiência energética.
As medidas da cidade norte-americana são convergentes às ações de uso de energia renovável em curso em Curitiba, como a Pirâmide Solar do Caximba, a implantação de painéis fotovoltaicos na sede da Prefeitura e a expansão para equipamentos públicos e terminais de transporte, o Programa Cohab Solar, além da mobilidade limpa e ativa e demais ações previstas nas metas do Plano de Ação Climática (PlanClima).
"Esta reunião foi extremamente proveitosa para que pudéssemos aprender sobre retrofit de edifícios e também sobre passos de escalonamentos para se obter a descarbonização até atingir o nível zero. A cidade de Chicago tem um plano de clima escalonado nos mesmos moldes do nosso, que já começou em 2021", explicou Greca, que participou do encontro ao lado do secretário de Governo e presidente do Ippuc, Luiz Fernando Jamur, e Ana Cristina Jayme, consultora para Financiamento e Investimento Público do instituto.
Retrofit é uma revitalização de um imóvel sem comprometer memória e arquitetura do local.
Greca atendeu convite da prefeita de Chicago, Lori Lightfoot, e foi recebido pela diretora de Sustentabilidade de Chicago, Angela Tovar, e os gerentes de Projetos de Clima e Energia, Gavin Bowman e Jared Policicchio. Também participaram a vice-diretora da Illinois Green Alliance, organização sem fins lucrativos parceira de Chicago no programa de retrofit, Katie Kaluzny, e a diretora Regional da C40 para a América do Norte, Laura Jay.
"Curitiba não deve nada a nenhuma cidade nos programas de sustentabilidade e nós achamos que estamos fazendo a nossa parte e uma prova disso é a nossa Pirâmide Solar do Caximba, que acabamos de inaugurar, e agora o programa de eletromobilidade do transporte coletivo, que está chegando. Além das experiências, firmamos laços de compreensão nas cidades de Denver e Chicago e com o Banco Interamericano de Desenvolvimento," disse Greca
Cidade referência estadunidense no urbanismo moderno, Chicago tem população estimada de 2,7 milhões de habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa dos EUA, atrás de Nova Iorque e Los Angeles.
Eficiência energética
Retrofit Chicago Energy Challenge é um programa voluntário projetado para acelerar a eficiência energética nos maiores edifícios privados e sem fins lucrativos da cidade com vistas à economia, ao aumento do valor dos ativos e para impulsionar o desenvolvimento econômico e reduzir as emissões. Administrado pelo Departamento de Meio Ambiente de Chicago em parceria com organizações e empresas locais, o programa incentiva os proprietários de edifícios a fazerem melhorias energéticas, oferecendo acesso a recursos técnicos, financeiros e de marketing.
Atualmente, o Retrofit Chicago Energy Challenge inclui cerca de 100 participantes numa área de abrangência de 5,2 milhões de metros quadrados (56 milhões de pés quadrados), que equivalem a cerca de 800 campos de futebol. Os edifícios participantes do desafio tiveram redução média de 20% no consumo de energia. Alguns edifícios, chegaram a reduzir o consumo pela metade.
Chicago Electric
Outro ponto de interesse de Curitiba na reunião desta segunda-feira nos Estados Unidos esteve no programa Chicago Electric, uma nova iniciativa da cidade alinhada às metas estabelecidas no Plano de Ação Climática (CAP) de 2022 da cidade de Chicago para a transição de 100% da frota municipal da cidade para veículos elétricos ou alternativas de emissão zero até 2035.
O programa foi anunciado em 21 de abril pela prefeita de Chicago, Lori E. Lightfoot, uma semana depois que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e a administração Biden-Harris anunciaram novos padrões federais de emissões de veículos propostos para carros e caminhões que minimizarão a poluição e aumentarão a produção de veículos elétricos nos Estados Unidos.
De acordo com informações do site da Prefeitura local, a cidade de Chicago mantém uma frota de 11.246 veículos leves, médios e pesados que os funcionários da cidade usam na prestação de serviços municipais, incluindo gerenciamento de resíduos e reciclagem, serviços de emergência e serviços operacionais externos e internos.
A cidade de Chicago se comprometeu com um investimento histórico de mais de US$ 42 milhões para a Chicago Electric nos próximos cinco anos.
Retorno a Curitiba
O retorno de Greca a Curitiba está marcado para esta terça-feira (2/5). Nos Estados Unidos, o prefeito participou, na semana passada, na cidade de Denver, do Fórum de Prefeitos de 2023, organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o tema Financiamento para o Crescimento Sustentável das Cidades. Ele também foi palestrante, convidado pela C40, no painel Accelerating Investment for Climate Action (Acelerando Investimentos para a Ação Climática) na Cúpula das Cidades das Américas 2023, organizada pelo governo norte-americano.