Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Oportunidade de capacitação

Em busca de uma nova profissão? Curso de cuidador de idosos pode abrir portas para trabalhos

Feas está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Na foto, Solange Aparecida Gomes junto ao idoso que cuida. Curitiba, 24/01/2025. FOTO: Arquivo pessoal.

Com o envelhecimento da população e o aumento da longevidade, o mercado de trabalho de cuidador de idosos está em expansão. Tanto famílias como instituições estão em busca de profissionais habilitados para atuar como cuidadores. A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), está com inscrições abertas para a segunda turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa, uma oportunidade para quem busca uma nova profissão ou precisa aperfeiçoar conhecimentos para atuar nessa área.

Com foco em habilidades práticas, as aulas começam no dia 18 de fevereiro e as inscrições podem ser feitas até o dia 31 de janeiro.

“É uma atividade relevante para Curitiba, que faz jus ao título de Cidade Amiga da Pessoa Idosa pela Organização Mundial da Saúde”, destaca a secretária Municipal da Saúde, Tatiane Filipak

Profissionais formados

Para a cuidadora Mônica Coelho Alves do Bonfim, a mudança de profissão aconteceu quando precisou parar de trabalhar como administradora financeira de um escritório de advocacia para cuidar da mãe, debilitada pelo Alzheimer. Por seis anos, cuidou dos pais (a mãe faleceu aos 86 anos, em 2024, e o pai tem 93, lúcido e sem problemas sérios de saúde). Quando soube do curso oferecido pela Feas, em 2023, logo se inscreveu.

“Foi um aprendizado intenso, com professores maravilhosos. As aulas teóricas e práticas e o estágio no Hospital do Idoso fizeram toda diferença para atuar na profissão”, disse Mônica, que logo após a formatura, em julho de 2024, começou a trabalhar como cuidadora de uma senhora de 79 anos internada no Hospital do Idoso em decorrência de um AVC.

Atualmente, Mônica tem uma jornada de trabalho em sistema de plantão 12 por 36, dividindo os cuidados da idosa com outra profissional. Segundo ela, o trabalho exige dedicação, resiliência, responsabilidade e muito amor.

“Amo o que faço e divulgo meu trabalho nas redes sociais para estimular outras pessoas a se aperfeiçoarem tecnicamente para assumir esse trabalho essencial para nossos idosos”, revelou, destacando que até pensa em buscar uma graduação na área da saúde no futuro.

Solange Aparecida Gomes também frequentou a primeira turma e elogia a formação que recebeu.

“O curso é muito bem elaborado e foi de grande importância na minha vida. Conhecemos técnicas e aprendemos a observar os pacientes para entender o que eles precisam, o que gostam e se estão bem”, declarou Solange.

Atualmente, ela cuida de um casal de idosos, um senhor de 75 anos e uma senhora de 88. Formada em julho de 2024, ela cuida do casal desde outubro do mesmo ano.

Já Sonia Santos Machado trabalhava como auxiliar de serviços gerais. Contratada inicialmente para cozinhar e cuidar da limpeza da casa de uma senhora idosa, se tornou cuidadora 15 dias depois, quando a dona da casa adoeceu.

“Soube do curso pela fisioterapeuta que atendia a minha patroa e foi muito bom poder adquirir os conhecimentos técnicos para aperfeiçoar o que eu estava fazendo na prática. Mudou minha vida”, declarou Sonia.  

Curso

Em 180 horas, o curso aborda temas como os desafios do envelhecimento, mudanças físicas e emocionais, cuidados com a higiene e alimentação, manejo de doenças crônicas e questões éticas.

As aulas práticas serão realizadas no Centro de Capacitação e Desenvolvimento (Cecadeh), no Pinheirinho, com simuladores e equipamentos utilizados no dia a dia dos profissionais de saúde, e as visitas técnicas acontecerão no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza).

Entre os profissionais envolvidos na capacitação, estão geriatra, nutricionista, fisioterapeuta e outros especializados em saúde do idoso.

Conteúdo

Dividido em seis módulos, o curso oferece um conteúdo completo e prático, abordando desde os cuidados básicos até temas mais complexos, como cuidados paliativos e manejo de idosos com demência. Ao final do curso, os alunos estarão preparados para oferecer cuidados de qualidade e humanizados para pessoas idosas.

Serviço

Curso de cuidador de idosos

  • Inscrições: até 31 de janeiro de 2025
  • Início das aulas: 18 de fevereiro
  • Carga horária: 180 horas
  • Valor: R$ 800 (com possibilidade de parcelamento em até 12 vezes)
  • Inscrições aqui