Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
banner

Agenda internacional

Em Barcelona, Greca se encontra com ministro conselheiro da França

Rafael Greca com Gérard Wolf, conselheiro especial do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França para Cidades Inteligentes e Sustentáveis (à esquerda). Da esquerda para a direita, Alexandre Matschinske, presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap); Nicolas Frerot, engenheiro da subdivisão do ministério francês; Dario Paixão, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento; Marcelo Fachinello, presidente da Câmara Municipal de Curitiba; e Alexandre Jarschel de Oliveira, secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação. Foto: Divulgação

O DNA da inovação, que levou Curitiba a ser eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo de 2023 no Smart City Expo World Congress, em Barcelona, atrai a atenção de representantes de governos estrangeiros. Na Espanha, o prefeito Rafael Greca se reuniu com Gérard Wolf, ministro conselheiro do Ministério dos Negócios Estrangeiros da França para Cidades Inteligentes e Sustentáveis, e o engenheiro Nicolas Frerot, da subdivisão de setores estratégicos da pasta.

Os franceses se encontraram com a comitiva brasileira durante o congresso - o maior evento mundial de cidades inteligentes. Greca falou das políticas públicas, ações e programas de planejamento urbano inteligentes da Prefeitura de Curitiba voltados ao crescimento socioeconômico e à sustentabilidade ambiental.

"A Prefeitura de Curitiba tem implantado soluções para manter a construção de uma cidade mais sustentável e inovadora, alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU)", reforçou o prefeito Rafael Greca.

Ele apresentou aos representantes do governo francês projetos inovadores da capital paranaense. Quando o assunto é sustentabilidade ambiental, Curitiba está investindo na redução das emissões de carbono para enfrentar as mudanças climáticas. Greca falou da Pirâmide Solar de Curitiba, a primeira usina fotovoltaica instalada sobre um aterro sanitário desativado da América Latina.

O prefeito citou, ainda, o programa Curitiba Mais Energia, com a instalação dos painéis fotovoltaicos em diversos pontos da cidade, e a mini-usina hidrelétrica CGH Nicolau Kluppel, no Parque Barigui. Além dos programas 100 mil árvores e Amigo dos Rios, que contribuem para tornar a capital uma cidade neutra em emissões até 2050. 

Greca também contou aos franceses que Curitiba segue rumo à eletromobilidade com os testes dos ônibus elétricos que vão operar a partir de 2024. A cidade também já tem veículos elétricos nas frotas da Guarda Municipal e táxis, além das bicicletas compartilhadas (mecânicas e elétricas).

Parceria de longa data

O prefeito Rafael Greca lembra que a cidade de Curitiba tem uma parceria estratégica com a França há bastante tempo. O projeto do Bairro Novo da Caximba, por exemplo, tem financiamento da Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD). Trata-se da maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba.

Além disso, a Assessoria de Relações Internacionais da Prefeitura está em contato permanente com as autoridades francesas para buscar projetos de cooperação internacional que promovam o desenvolvimento do município.

Evento

Greca participou em Barcelona do Smart City Expo World Congress 2023 acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone; do presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Marcelo Fachinello; do diretor do iCities, Beto Marcelino; do presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Dario Paixão; do secretário municipal de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, Alexandre Jarschel de Oliveira; e do presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Alexandre Matschinske.