No dia 21 de dezembro começam as férias escolares para 140 mil estudantes da rede municipal de ensino de Curitiba. Com a proximidade do fim do ano letivo, vem o momento de analisar aprendizados, comemorar êxitos e se preparar para os desafios da nova etapa.
Parte das crianças da educação infantil deixarão os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) para iniciar o ensino fundamental nas escolas. Outros estudantes farão a passagem da 1ª para a 2ª fase do fundamental (6º ao 9º ano) e outras mudarão de rede de ensino, transferindo-se para escolas privadas ou do Estado.
Para ajudar crianças, estudantes e suas famílias a lidarem com as mudanças de ciclos, a Secretaria Municipal da Educação desenvolve ações de transição para melhor adaptação das próximas rotinas, e aos novos ambientes de aprendizagem.
Para minimizar as dúvidas e receios, as ações consideram cada etapa de transição. São grandes mudanças que vão da estrutura física a novas rotinas, porém, a criança continua sendo a mesma, ainda que, de um ano para o outro, aconteçam saltos importantes nas etapas de aprendizagem.
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“Neste período temos equipes muito dedicadas e focadas no planejamento eficiente e responsável no processo de transição de cada grupo”, explica a superintendente de gestão educacional da Secretaria Municipal da Educação, Elisângela Mantagute.
“Observamos especificidades de cada etapa, de cada indivíduo e, entre outras medidas, investimos no acolhimento dos estudantes e suas famílias”, completa a superintendente.
São ações integradas entre as equipes das unidades escolares, núcleos regionais de ensino, departamentos da Secretaria Municipal da Educação e que envolvem também as famílias. As adaptações são realizadas para garantir uma rotina mais autônoma, feita de forma gradativa, respeitando o tempo das crianças.
Deixando o CMEI
Uma das ações voltadas às crianças de 4 a 5 anos, que trocarão os CMEIs pelas escolas, é a visita das turmas de pré às escolas próximas, que possivelmente serão as que irão frequentar no próximo ano. As crianças conhecem as bibliotecas, Faróis do Saber, pátios, laboratórios de informática, entre outros espaços. Na companhia dos estudantes que já frequentam a rede municipal, elas participam de diferentes atividades com as crianças do ensino fundamental.
“É um momento marcante na vida das crianças, e necessário, tendo em vista a continuidade na sua vida escolar, que acontecerá em um ambiente totalmente diferente, o que precisa ser especialmente vivida neste momento único”, avalia a gerente de Organização do Trabalho Pedagógico, Vanessa Pacheco dos Santos.
Foi o que aconteceu com as três turmas de pré-escola do CMEI Professora Iodéia Felício, no Sítio Cercado, que participaram de atividades de integração junto com os estudantes da Escola Professor Paulo Rogério Esmanhoto.
“Vou estudar nesta escola que tem quadra grande para jogar futebol e vai ter aula de matemática”, conta com orgulho, Pedro Henrique Gonçalves, de 5 anos. As dimensões maiores da escola, em relação ao CMEI e a quantidade de estudantes, mais do que o dobro do que ele está acostumado, não intimidaram o garoto. “Eu vou ter mais amigos e vou aprender bastante”, ressalta Pedro Henrique.
Valentina Bonato Arrais, de 5 anos, também está animada com a mudança. “Agora eu vou ser da escola e no CMEI vão ficar as crianças pequenas”, diz Valentina.
Desenvolvimento infantil
Quando chegam novas nas escolas, as crianças seguem participando de ações educativas para assegurar as peculiaridades do desenvolvimento infantil, em uma perspectiva de continuidade e não de ruptura na vida da criança. Pareceres descritivos e portfólios com as atividades realizadas no CMEI são encaminhados às escolas para subsidiar a equipe sobre quem serão os futuros estudantes da unidade.
“Assim a profissional que atuará nesta turma já terá um conhecimento prévio de quem é essa criança, seus aprendizados, gostos e preferências”, explica a diretora do departamento de Educação Infantil, Kelen Collarino.
Outra proposta é envolver crianças de diferentes faixas etárias em brincadeiras conjuntas, como aconteceu no recreio compartilhado entre as crianças do CMEI Professora Iodéia Felício e os estudantes da Escola Municipal Professor Paulo Rogério Esmanhoto. As turmas dividiram a quadra em jogos de futebol, montaram casinhas de boneca, compartilharam brinquedos, cantaram e dançaram juntos.
CMEIs e escolas planejam juntos as propostas para a integração e interação entre as crianças. Os meninos e meninas trocam cartas e desenhos em atividades desenvolvidas ao longo de todo o ano. Os professores participam de formações continuadas promovidas pelos departamentos de Educação Infantil e Ensino Fundamental onde são orientados a promoverem práticas lúdicas, momentos de brincadeiras, das histórias e atividades em cantos diversificados, mantendo nas escolas os princípios do cuidar e educar, aplicados nos CMEIs.