Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Volta às aulas

Educação de Curitiba orienta famílias para adaptação tranquila das crianças nos CMEIS e nas escolas

Escolas recebem limpeza e arrumação antes do retorno dos estudantes. Curitiba, 10/02/2025. Foto: Luiz Costa/SME

OUÇA AQUI
 Jean Pierre Neto, secretário municipal da Educação

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Nesta segunda (10/2) e terça-feira (11/2), as unidades educacionais da rede municipal de ensino curitibana passam pelos últimos preparativos para receber os 140 mil estudantes na quarta-feira (12/2), início do ano letivo de 2025. Nestes dois dias também são realizados os encontros da Semana Pedagógica para os 17 mil profissionais da rede, quando são debatidas as estratégias e ações com os alunos.

Para as crianças da educação infantil (0 a 5 anos), além da tradicional limpeza geral, os CMEIs preparam um acolhimento especial com a intenção de minimizar dificuldades de adaptação na hora de elas se separarem dos pais.

A diretora de Educação Infantil, Sandy Dias, orienta as famílias a conversarem com as crianças para tornar o retorno o mais tranquilo possível. 

“É importante envolver as crianças, explicar a importância do retorno e tornar a experiência a mais agradável possível”, orienta Sandy.

A diretora Lori Bolino, do CMEI Osny Dacol (Cajuru), está preparando espaços temáticos para receber as crianças. “As mães que quiserem ficar mais tempo com as crianças, nas salas, terão essa flexibilidade, caso alguma chore ou precise de apoio nos primeiros dias”, adiantou a diretora.

No CMEI Heloína Greca (Pilarzinho), a equipe já está preparada para ouvir os anseios e especificidades individuais, conforme relata a diretora Elaine Maria Ioungblood. “Estamos disponíveis para que a adaptação dos bebês e crianças seja leve e equânime”, disse Elaine.

Outras ações

O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, explica que foram tomadas diversas providências desde 2 de janeiro para deixar tudo pronto para o retorno dos alunos.

“Obras, reformas, visitas a 100% das unidades, chamamentos de novos profissionais, organização pedagógica, estamos atentos a todas as ações necessárias e nosso Comitê de Volta às Aulas tem trabalhado intensamente”, afirmou o secretário.

Além do chamamento de 103 professores da Educação Infantil, 285 agentes de apoio educacional e cerca de 300 professores que estavam lotados em funções administrativas, os dez Núcleos Regionais da Educação também promoveram ajustes para que não faltem profissionais nas 188 escolas e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).

Na Escola Municipal Mirazinha Braga (Mercês), que atende cerca de 500 estudantes, esta segunda-feira foi dia de limpeza no pátio interno, inclusive para retirar possíveis focos de água parada, roçada externa e arrumação das salas de aula. Os cerca de 35 professores da escola também participaram da Semana Pedagógica.

“Este ano também temos sala de aula em reforma, troca de piso, telhado, limpeza de calhas, lavagem do chão, paredes e vidros, tudo no capricho”, relatou a diretora Andréa Cristina de Freitas Barbosa Benthiem.

OUÇA AQUI
Andréa Cristina Benthiem, diretora da Escola Municipal Mirazinha Braga

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Orientações para um retorno tranquilo

  • Conversar com a criança sobre a importância de retomar a rotina na escola
  • Verificar com a escola/CMEI o horário de entrada para evitar atrasos
  • Com o fim das férias, as crianças devem voltar aos horários de antes, como dormir mais cedo
  • Verificar se todos os materiais necessários estão na mochila, no dia anterior
  • Deixar o uniforme preparado