O prefeito Eduardo Pimentel levou nesta sexta-feira (7/2) o gabinete itinerante para os bairros Caximba e Tatuquara, na Regional Tatuquara, no extremo sul de Curitiba. Acompanhado por secretários municipais, o administrador da regional, Marcelo Ferraz, e lideranças locais, Eduardo vistoriou obras, acompanhou serviços em andamento e conversou com moradores e comerciantes para ouvir as principais demandas da comunidade.
Eduardo Pimentel, prefeito.
"Administrar Curitiba é estar onde as pessoas vivem, ouvindo de perto suas necessidades e garantindo que as soluções cheguem até elas. Essa é uma gestão aberta, presente nos bairros e próxima da população”, disse Eduardo Pimentel.
Roteiro
No Caximba, a vistoria foi nas obras do Projeto de Gestão de Risco Climático (PGRC) Bairro Novo da Caximba, onde 92 casas estão sendo finalizadas para serem entregues ainda neste mês, como parte das comemorações do aniversário de Curitiba.
Na sequência, o prefeito foi até o Tatuquara conferir a conclusão de 1.123 metros de obras que transformaram três ruas de saibro, antes sem nenhuma infraestrutura, em vias asfaltadas e com sistemas completos de drenagem, com galerias de água pluvial, boca de lobo e meio fio.
Depois de visitar a Horta Comunitária Santa Rita IV, que tem a participação de 105 horteiros, o prefeito esteve no canteiro de obra onde está sendo construído o Restaurante Popular do Tatuquara.
"Vistoriamos obras de asfalto sobre saibro, acabando com a poeira aqui na Regional do Tatuquara, e acompanhamos as obras que estão em pleno andamento do Restaurante Popular, que será inaugurado até o meio do ano. Autorizei ainda a construção de uma Minifazenda Urbana, no terreno em frente ao Restaurante Popular, que vai continuar transformando essa região", destacou Eduardo Pimentel.
Asfalto no saibro
Foram beneficiados com as obras do programa Asfalto no Saibro trechos das ruas João Eneas Ramos de Sá, Engenheiro João Kloss e Poeta Bernardo Guimarães. Na confluência das ruas João Enéas Ramos de Sá e Engenheiro João Kloss, uma nova rotatória foi implantada para organizar o trânsito.
Lenita Ferreira Bueno, liderança comunitária da Horta Santa Rita IV.Lenita Ferreira Bueno, liderança comunitária da Horta Santa Rita IV, foi uma das responsáveis por articular a pavimentação da via que passa em frente à horta. “Essa obra era muito necessária, porque aqui é caminho de escola, de posto de saúde, tem comércio. Antes era poeira e lama e agora ficou ótimo. Meus netos vão para a escola por aqui e está muito mais seguro”, comemorou Lenita.
José Roberto da Silva, morador e comerciante da Rua Engenheiro João Kloss, aprovou a pavimentação.
José Roberto da Silva, morador e comerciante da Rua Engenheiro João Kloss.
“Antes era barro e brejo. Essa rua tem muito movimento porque dá acesso ao postinho de saúde, à escola e muita gente passava por aqui com dificuldade. Agora ficou bom, com asfalto bem feito, de qualidade, e isso faz toda a diferença”, afirmou Silva.
O secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, destacou a importância da pavimentação na região.
Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas.
“A Regional do Tatuquara é a mais beneficiada com implantação de pavimentação, considerando que é a mais nova da cidade. Estamos avançando para fechar a malha viária com asfalto e faltam poucas ruas de saibro para que a região tenha 100% de suas vias pavimentadas”, explicou Jamur.
Restaurante Popular e Minifazenda Urbana
Ainda no Tatuquara, o prefeito acompanhou o avanço das obras do novo Restaurante Popular, que será a sexta unidade da cidade. Localizado na Rua Olivardo Konoroski Bueno, terá capacidade para servir até 500 refeições diárias pelo valor fixo de R$ 3. O cardápio será elaborado por nutricionistas para garantir refeições balanceadas e saborosas.
Leverci Silveira Filho, secretário e Segurança Alimentar e Nutricional.“Esta unidade além de descentralizada também trará inovações. São 180 placas de energia solar, sistema de aproveitamento de águas pluviais, gestão de resíduos e uma praça de alimentação que permitirá feiras livres e uma grande horta urbana. Este equipamento será portanto uma referência para o Brasil em termos sociais e de sustentabilidade”, destacou secretário e Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho.
Junto ao restaurante e na presença da comunidade, Eduardo Pimentel autorizou a criação de uma minifazenda urbana, que ocupará um terreno anexo ao equipamento público. “O objetivo é transformar o quarteirão em um polo de segurança alimentar, garantindo acesso à comida saudável e de qualidade para os moradores da região”, explicou Luiz Fernando Jamur.
Também acompanharam o prefeito nas vistorias o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Marcelo Bremmer, engenheiros da Smop e servidores da administração regional Tatuquara.
Eudenice Aparecida dos Santos Silva, liderança comunitária.Para a liderança comunitária Eudenice Aparecida dos Santos Silva, o restaurante será um grande benefício. “Vai ajudar muito as famílias, porque a alimentação será bem barata. Vai ser mais econômico almoçar aqui do que cozinhar em casa. O prefeito tem sido muito presente na comunidade e está trazendo muitas melhorias para o Tatuquara”, avaliou.