OUÇA AQUI
Prefeito Eduardo Pimentel fala sobre a tarifa zero para quem procura emprego
O prefeito Eduardo Pimentel anunciou, nesta sexta-feira (31/1), que vai implantar a Tarifa Zero para Quem Precisa, programa que vai custear a passagem de ônibus para quem procura emprego. A novidade deve ser lançada até 20 de fevereiro.
O programa, um dos compromissos da campanha do prefeito eleito, vai bancar duas passagens por entrevista de emprego para pessoas com cadastro no Sine. O custo anual é de R$ 1 milhão.
“Vamos implementar um dos meus compromissos do período eleitoral, que é a tarifa zero para quem está desempregado momentaneamente. No período em que ele estiver procurando emprego, a Prefeitura vai pagar essa passagem. Se ele mora no Cajuru e tem uma entrevista na CIC, é a Prefeitura que vai pagar a passagem para que ele não perca a oportunidade”, disse.
“No início do mês, começamos a cobrança de apenas meia tarifa aos domingos e feriados, que é um sucesso. As pessoas estão utilizando muito e aproveitando a cidade. Agora vamos dar a ajuda para quem está procurando emprego”, completou. O anúncio foi feito durante evento na Rua da Cidadania Matriz, no qual foi apresentada a cesta básica de Curitiba com a mais barata do País (no comparativo com a pesquisa do Dieese) e assinado o decreto para implantação de um Sacolão da Família no Mercado Municipal Capão Raso.
Segundo o presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, as passagens serão carregadas no cartão-transporte Urbs, que pode ser confeccionado gratuitamente. O cartão será abastecido em validadores instalados nos dez Sines da cidade.
O Sine controlará se o entrevistado compareceu à entrevista e vai informar à Urbs em caso de falta. Os detalhes do projeto e a implantação dos validadores nos Sines estão sendo finalizados. “Se o candidato não comparecer ele perderá acesso à novas passagens”, adiantou Maia Neto.
As dez unidades do Sine, juntas, fazem cerca de 600 atendimentos por dia, dos quais cerca de 350 são agendamentos de entrevista.
A pessoa que tiver interesse em participar do programa precisa estar cadastrada no Sine e ter o cartão-transporte da Urbs. Quem já possui o cartão, não precisa fazer um novo. Mas para quem não tem, é simples e fácil de fazer.
Como fazer o cartão-transporte
- A confecção da primeira via do cartão-transporte é gratuita, rápida e fácil. O usuário deve agendar atendimento pelo site da Urbse depois comparecer nas unidades na Rua da Cidadania.
- É necessário levar ao local de atendimento um documento de identificação com foto, CPF e comprovante de endereço. No caso de menores de idade, o cartão pode ser solicitado pelos pais ou responsável legal, apresentando documento de identificação original com foto de ambos.
- Todas as unidades trabalham de 10h às 16h em dias úteis. Além disso, o Urbs Móvel, ônibus itinerante que oferece serviços ligados ao transporte coletivo, também faz a primeira e a segunda via do cartão-transporte das 10h30 às 15h30. Confira AQUI a programação.
Domingão Paga Meia
Esta é segunda ação da Prefeitura que beneficia diretamente os passageiros de ônibus da capital. Desde 5 de janeiro está em vigor a Domingão paga meia, com tarifa a R$ 3 nos domingos e feriados. A tarifa é válida em todas as linhas, com exceção da Linha Turismo, com pagamento em dinheiro, cartão transporte e cartões de débito e crédito.
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget
HTML snippet. Press Enter to type after or press Shift + Enter to type before the widget