Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Emergência climática

Prefeito Eduardo Pimentel anuncia medidas para prevenir alagamentos no Parolin

Prefeito Eduardo Pimentel vistoria áreas afetadas pela chuva no Parolin e anuncia medidas preventivas para o bairro. Curitiba, 04/02/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, esteve no bairro Parolin, nesta terça-feira (4/2), para avaliar os estragos causados pela tempestade que atingiu a cidade na tarde anterior, quando choveu o equivalente a 40,8 mm em apenas uma hora (dados da Estação Meteorológica da Defesa Civil de Curitiba). 

Eduardo Pimentel anunciou para esta quarta-feira (5/2) o início de uma grande limpeza no Rio Vila Guaíra. Parte da obra de macrodrenagem em andamento no canal foi danificada pela chuva.

"No Parolin, além da chuva forte, a situação se agravou porque a tubulação vandalizada se soltou e obstruiu a vazão da água, mas já determinei a recolocação dos tubos e a concretagem para garantir a segurança da estrutura e prevenir alagamentos. A partir de amanhã, iniciaremos a limpeza do córrego com equipamentos pesados", disse Eduardo, ao lado do líder comunitário Edson do Parolin e de secretários municipais.

O trabalho será feito com ajuda de escavadeira hidráulica e inclui a recomposição da tubulação danificada, além do início de uma nova etapa na obra, com a instalação de uma estrutura de concreto armado para proteger o sistema ao longo dos 8 km da intervenção.

A obra no canal Heny Ford faz parte do programa de Controle de Cheias do Rio Pinheirinho.

Ao representante dos moradores, o prefeito falou da importância da obra. “São mais de R$ 100 milhões investidos na bacia do Rio Pinheirinho, que deságua no Rio Belém, uma grande estrutura de contenção de cheias que vai nos ajudar a evitar alagamentos em vários bairros”, disse.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


O que fazer nas emergências

O prefeito Eduardo Pimentel também colocou à disposição dos moradores toda a estrutura do município e informou os canais de contato da Prefeitura para as situações de emergência:

  • Em casos de chuva intensa, inundações ou alagamentos, a população pode ligar para o telefone de emergência 199, da Defesa Civil. 
  • Também estão disponíveis os telefones 153 da Guarda Municipal e o 156 da Prefeitura, para a população acessar os demais serviços da municipais, como os da Fundação de Ação Social.


Entenda o quanto choveu

O acumulado pluviométrico em curto espaço de tempo foi uma das razões dos registros de alagamentos no Parolin. 

  • Cada 1 mm de chuva equivale a 1 litro de água por metro quadrado
  • Na chuva de ontem, foram 40 mm de chuva, o que equivale a 40 litros de água caindo sobre um metro quadrado de área, dificultando a drenagem. 


Vandalismo

Outro fator que comprometeu a capacidade de escoamento da chuva foi o vandalismo na obra que está em andamento no córrego Henry Ford. Com a força da correnteza, alguns tubos já implantados no córrego acabaram se soltando e foram levados pelo rio. São tubos de grande porte que foram danificados com o furto de cintas metálicas que os mantinham fixados. 

Assim que a chuva cessou, equipes da Prefeitura, utilizando retroescavadeiras, realizaram a remoção dos materiais para normalizar o fluxo do rio. 

Recentemente, a Prefeitura, por meio a Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), executou uma importante adequação nas galerias pluviais na confluência das ruas Brigadeiro Franco e Francisco Parolin. A obra foi para melhorar o sistema de macrodrenagem e prevenir situações de alagamento na região, além e oferecer maior segurança para os moradores. 

Limpeza pesada

OUÇA AQUI
Secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur, fala sobre o trabalho

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

"O transbordamento do rio e o deslocamento da tubulação, causado pelo vandalismo, agravaram a situação. Por determinação do prefeito, faremos uma limpeza pesada com máquinas e equipe manual, seguida da recuperação da tubulação e vedação em concreto ao longo dos 8 km do sistema, garantindo mais segurança e eficiência na macrodrenagem da região. A previsão é que a obra seja concluída no segundo semestre", afirmou o secretário de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

Além dele, estiveram com o prefeito na vistoria o coordenador da Defesa Civil em Curitiba, Nelson Ribeiro, o presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú, os secretários municipais da Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, e da Comunicação Social, Marc Sousa, e o administrador da Regional do Portão, Rodrigo Reis.

Edson do Parolin agradeceu a presença do prefeito e das equipes da Prefeitura no bairro e, em nome da comunidade, reforçou o compromisso de conscientizar os moradores sobre a importância de preservar a obra e evitar o descarte irregular de lixo. “A Prefeitura veio até nós e se comprometeu a ajudar. Agora, vamos fazer a nossa parte, porque todos queremos mais qualidade de vida para os moradores do Parolin”, afirmou.

Controle de cheias

As intervenções do programa de Controle de Cheias do Rio Pinheirinho fazem parte de um amplo projeto de macrodrenagem da Prefeitura de Curitiba na bacia do Rio Iguaçu e sub-bacia do Rio Belém. A obra inclui canalização de cursos d’água, construção de estações de bombeamento e modernização do sistema de drenagem e está em fase de conclusão. Intervenção acontece ao longo de 8 km, passando por diferentes bairros.

A obra na bacia do Rio Pinheirinho tem por objetivo conter as cheias que afetam os córregos Santa Bernadethe, Henry Ford e Curtume e os rios Vila Guaíra e Pinheirinho, que deságua no Rio Belém. 

O Rio Pinheirinho tem uma bacia totalmente urbanizada e a última intervenção de macrodrenagem foi feita na década de 1950. A execução da obra de macrodrenagem é um dos maiores esforços de requalificação de uma ocupação irregular feito em Curitiba.

Paralelamente as obras, a Prefeitura mantém ações de limpeza, manutenção, substituição e implantação de microdrenagem e toda a região.