Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Servidores, aposentados e pensionistas

Eduardo Pimentel anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário. Saiba quando será o pagamento

Eduardo Pimentel anuncia antecipação da primeira parcela do 13º salário. Foto: Hully Paiva/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel anunciou nesta sexta-feira (11/4) que os servidores, aposentados e pensionistas da Prefeitura de Curitiba receberão a primeira parcela do 13º salário no dia 25 de abril. Os contracheques poderão ser conferidos a partir do dia 22 pelo Portal do Servidor, para os ativos, e o do Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba, para os beneficiários do IPMC.

“Por um lado, temos feito um excelente trabalho em relação às finanças do Município. Por outro, a antecipação representa o reconhecimento pelo esforço dos nossos servidores que diariamente trabalham para termos uma cidade cada vez melhor para a nossa população”, declarou o prefeito. “Os recursos serão injetados na economia curitibana, ajudam a fortalecer a nossa economia”, completou.

O pagamento em abril injetará aproximadamente R$ 190 milhões na economia de Curitiba e beneficiará 46,7 mil pessoas, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas. Contratados pelo processo seletivo simplificado (PSS) também receberão.

Por lei, o prazo para o pagamento da primeira parcela do 13º salário é 30 de novembro.

Sem descontos

A Secretaria Municipal de Gestão de Pessoal (SMGP) destaca que no pagamento da primeira parcela do 13º salário não há descontos. Com isso, o valor que cada um receberá será de 50% do seu salário ou do seu benefício – aposentadoria ou pensão.

Entretanto, na segunda parcela, que será paga no segundo semestre, o valor será menor menor, pois nela serão aplicados integralmente todos os descontos, tais como os relativos ao imposto de renda e à previdência do IPMC (para os estatutários) ou INSS (se for empregado público, contratado pelo PSS ou comissionado).

O cálculo do valor que cada um receberá é baseado no valor pago no mês de março.