Nesta quarta-feira (15/1), a Prefeitura de Curitiba faz o primeiro mutirão contra a dengue do ano, na Regional do Cajuru. A ação será liderada pelo prefeito Eduardo Pimentel, que vai acompanhar os trabalhos de orientação à população realizados pelas equipes de Saúde e de coleta de resíduos e entulhos feitos pela equipe do Meio Ambiente.
Anteriormente prevista para a sexta-feira (17/1), a mobilização foi antecipada em razão da previsão de chuva. A concentração acontecerá às 8h30 na praça da Academia ao Ar Livre do Cajuru (Rua João Crysóstomo da Rosa, 230, esquina com a Rua São Vicente Pallotti - Cajuru). As equipes percorrerão 20 quarteirões considerados de risco para a doença.
Os mutirões são realizados pela Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como uma das estratégias de enfrentamento à dengue do município. Em 2024, foram realizados 89 mutirões, com recolhimento de 1.089 toneladas de resíduos.
Além dos mutirões, Curitiba realiza o monitoramento da presença do mosquito Aedes aegypti com armadilhas e drones, bloqueios de transmissão de casos, varreduras casa a casa, ações orientativas e educativas à população, além do tratamento da doença nas unidades assistenciais de saúde.
A estratégia de enfrentamento à dengue do município de Curitiba prevê ações intersetoriais das diversas secretarias e da sociedade civil organizada, mas coloca também o cidadão em seu papel central e fundamental no combate à doença.
Aviso de pauta
1º mutirão contra a dengue de 2025
Data: quarta-feira (15/1)
Horário: 8h30 (concentração)
Local: Rua João Crysóstomo da Rosa 230, esquina com a Rua São Vicente Pallotti - Cajuru