Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
42ª Oficina de Música de Curitiba

Do aprendizado ao palco: alunos participam de grande concerto no Guaíra

Mônica Salmaso e a Orquestra da Oficina. Curitiba, 01/02/2025. Foto: Cido Marques/FCC

A noite de sábado (1/2) marcou o encontro dos alunos da 42ª Oficina de Música de Curitiba com o público. No Guaíra, um dos mais importantes teatros do país, eles apresentaram dois concertos de encerramento, em que mostraram o resultado do que aprenderam nos últimos dez dias. 

No palco do Guairinha, a classe de canto encenou a montagem de Ópera Café, um espetáculo que reuniu 27 cantores em interpretações de trechos de grandes compositores, como Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Sob a direção musical de Abel Rocha e Otávio Simões e a direção cênica de William Pereira, os alunos exploraram diferentes estilos e formações vocais, mostrando o alto nível técnico e artístico desenvolvido ao longo da oficina. 

Já no Guairão, a nova geração de músicos se apresentou com uma das grandes vozes atuais do Brasil. Um concerto especial de encerramento do núcleo de MPB trouxe as Orquestras de MPB de Cordas e Sopros, formadas pelos alunos, que tiveram a oportunidade de se apresentar ao lado da cantora Monica Salmaso, interpretando clássicos da música popular brasileira. 

'Quem dera mais cidades do Brasil tivessem uma Oficina de Música como essa de Curitiba. Isso é um presente para a música brasileira”, disse Mônica Salmaso.

A  42ª Oficina de Música de Curitiba contou com a participação de cerca de 1.500 alunos, do Brasil e do exterior. Eles participaram de 120 cursos, ministrados por 100 professores. No total, foram cerca de mil músicos de Curitiba e de fora envolvidos no evento que, mais uma vez, destacou a capital como um polo cultural nacional.