A diversidade sexual fez parte da agenda de capacitações inaugurada pela Assessoria Técnica aos Conselhos Tutelares, este ano, para colaborar com a atuação dos conselheiros e do público que eles atendem – crianças, adolescentes, famílias e escolas. Os primeiros resultados dessa ação foram compartilhados com o Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Curitiba, nesta quarta-feira (25/10), durante a plenária mensal do órgão.
“A capacitação é uma excelente oportunidade de sensibilização, qualificação e orientação dos conselheiros, que se sentem mais preparados para atuar. Por isso, nossa meta é tornar permanente esse tipo de formação”, disse o assessor técnico para assuntos educacionais da Assessoria Técnica, pedagogo Ronaldo Silveira.
Alcance abrangente
Cerca de cem pessoas passaram pela primeira capacitação, que aconteceu em maio e foi estendida a conselheiros titulares, suplentes e profissionais de apoio, incluindo os motoristas dos veículos que servem às equipes em seus deslocamentos. Durante 10 horas, eles receberam informações repassadas pelo assessor de Direitos Humanos/Diversidade Sexual da Prefeitura de Curitiba, o psicólogo Fernando Ruthes, e sua equipe.
“Ficamos muito satisfeitos com esse resultado, pois o universo com que os Conselhos Tutelares trabalham é especial para o desenvolvimento integral e saudável de crianças e adolescentes”, disse Ruthes.
Para Silveira, os conhecimentos adquiridos são importantes, em especial, para os novos conselheiros. Dos 50 que acabam de ser eleitos para atuar nas dez Regionais da cidade, 26 estão em primeiro mandato e precisam desse tipo de suporte para exercer melhor o seu trabalho.